04 MAR 2015
Vladimir defende em BH gasoduto para gera desenvolvimento e minimizar crise energética
O Prefeito de Divinpolis, Vladimir Azevedo, participou na manh desta quarta-feira (04/03), em Belo Horizonte, do lanamento e confirmao do apoio da Federao das Indstrias de Minas Gerais (Fiemg) ao Projeto Novo Gs Oeste. Vladimir e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, lideram uma frente para articular a rota mineira do gasoduto beneficiando 27 municpios de Minas Gerais, incluindo Divinpolis. Alm do desenvolvimento para regio, Vladimir acredita que o gs natural contribuir para minimizar os efeitos da crise energtica e hdrica. A Fiemg manifestou oficialmente para aproximadamente 40 prefeitos e imprensa o desejo da rota de gs natural saindo de Queluzito na Regio Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) passando pelo Centro-Oeste, Alto Paranaba e Tringulo Mineiro. Desde o ano passado, Vladimir Azevedo, articula com Paulo Piau, a frente de prefeitos para implantao dos dutos na regio e destacou o apoio essencial da Fiemg. Ns articulamos e somamos com a Fiemg entendendo que Minas merece esse novo ciclo, no podemos perder essa oportunidade, desse investimento de R$ 2 bilhes que vai gerar tantos empregos j nas obras. O gasoduto vai significar um avano para o setor metalrgico de Divinpolis, para o setor txtil, para o setor ceramista de tantas regies de Minas. uma matriz energtica segura, mais barata e mais limpa ambientalmente. Ento ns estamos muito empenhados neste encontro para garantir esse investimento em um curto espao de tempo para as empresas mineiras, destacou Vladimir Azevedo. O prefeito de Divinpolis lembrou que a energia convencional est cada vez mais cara e a crise hdrica est cada vez mais evidente. Estamos com crise hdrica que reflete em crise energtica. A energia fica mais cara a partir desse ms e com nova reviso prevista para abril, coloca ainda mais na ordem do dia em termo de urgncia e emergncia a pauta do gasoduto, afirmou. O prefeito de Uberaba demonstrou confiana na instalao do gasoduto. Estamos confiando que o gasoduto vai sair do papel porque nos temos uma planta de amnia da Petrobras sendo construda j com 800 trabalhadores da obra, portanto, um projeto que no tem volta. O Brasil precisa de fertilizantes, estamos importando 65% do fertilizante que consumimos, ento produzir nesse caso amnia uria fundamental. O gasoduto com apoio da Fiemg, que vai fazer o estudo de toda economia para o trajeto, estimula o governo do Estado a tomar decises corretas, ressaltou. O presidente regional da Fiemg, Afonso Gonzaga, considera o gasoduto como um dos maiores investimos das ltimas trs dcadas. O projeto o mais importante dos ltimos 30 anos, ns estamos recebendo uma terceira fonte energtica, proporcionando Divinpolis e mais 29 cidades estarem na vitrine do desenvolvimento, proporcionando a indstria um melhor opo em termo de produo. Em termos de investimento o gs natural com certeza vai nos proporcionar uma reduo de custos de cerca de 70%, disse. O presidente da Fiemg, Olavo Machado Jnior, destacou que os municpios precisam trabalhar e conseguir o apoio dos mineiros. O gasoduto uma grande oportunidade e ns temos que batalhar, temos que colocar a populao mineira favorvel a isso antes que algum arranje um outro caminho, ressaltou. Projeto O projeto, denominado de Novo Gs Oeste, tem investimentos prximos dos R$ 4 bilhes e beneficiar municpios do Centro-Oeste, Alto Paranaba e Tringulo Mineiro. Seriam 450 km de gasoduto de distribuio e investimentos de R$ 3,8 bilhes, sendo que R$ 1,8 bilho nos dutos e R$ 2 bilhes por parte da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Uberaba. A obra geraria 3,7 mil empregos, beneficiado 55 municpios indiretamente com uma populao estimada em 2,3 milhes de habitantes. De acordo com as projees, as regies beneficiadas tm um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 106 bilhes, representando 25% das riquezas de Minas Gerais.