15 ABR 2024
Profissionais da saúde participarão de evento em prol da saúde do trabalhador
O encontro visa conscientizar os presentes sobre diversos tópicos a respeito da saúde do trabalhador
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará, no dia 26 de abril, das 9h às 14h, na Praça do Santuário, o 2º Encontro em Saúde, Segurança e Cuidado ao Trabalhador.

O evento visa a promoção de conhecimentos valiosos, representando uma chance de expandir o cuidado em relação à saúde do trabalhador no município. Este encontro promete ser uma oportunidade inigualável para conectar a população com os profissionais do setor e entender melhor como certos conceitos funcionam.

O evento contará com a participação de profissionais de diversas áreas da cidade, como profissionais de vacinação; alunos de enfermagem, realizando aferição de pressão arterial; profissionais da policlínica, realizando testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); profissionais do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam); e profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

A Saúde do Trabalhador é representada pelo conjunto de atividades do campo da saúde coletiva, que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

É fundamental que a articulação e o conhecimento de toda a rede municipal auxiliem na saúde do trabalhador no município e proporcione, principalmente, uma reflexão importante sobre o cuidado desses trabalhadores.