25 NOV 2013
Historiadores ministram palestra sobre a presença afro-brasileira na região
Os historiadores da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) fazem uma palestra sobre a presena afro-brasileira na regio Centro-Oeste nesta quarta-feira (27/11), s 19h, no Centro Estadual de Educao Continuada (Cesec) Fbio Botelho Notini. A palestra faz parte das comemoraes da semana da Conscincia Negra. No encontro, os historiadores Karine Mileibe e Faber Clayton contaro que, na regio, se destacou o Quilombo do Ambrsio. Os quilombos mudavam de lugar e do Ambrsio passou pela regio de Formiga e foi parar at Ibi, no Alto Paranaba, afirmou Karine Mileibe. Documentos datados do ano de 1838 confirmam que Divinpolis, ento arraial do Esprito Santo do Itapecerica, utilizou mo de obra escrava. No arraial, os historiadores apresentaram documentos de 1861, quando os herdeiros Manoel Firmiano de Bessa, Rita Maria de Jesus, Anna Rita de Jesus, Francisca Rita de Jesus e Bento Vieira de Souza venderam o escravo crioulo de nome Vicente, de 30 anos. Ele filho natural da Josepha crioula, escrava da finada Maria Roza da Silva, escravo nascido e batizado nesta freguesia, por 2 contos de ris, destacou Karine. Segundo documentos dos historiadores, principalmente a partir de 1850, com o fim do trfico, o escravo se torna um bem muito valioso. comum as pessoas possurem parte de um escravo porque se torna um bem valioso, conta Faber. Ser a segunda palestra dos historiadores sobre o tema. A primeira foi em 20 de novembro.