15 MAR 2024
Prefeitura realiza reinauguração do Cras Noroeste
A obra é motivo de muita alegria, uma vez que atenderá os moradores da região com melhores condições e conforto!
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reinaugurou na manhã desta sexta-feira (15/3), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, que está localizado na rua Pedro Ferreira Amaral, nº 30, no bairro Padre Libério.

A nova sede passou por uma grande reforma, que ocasionou uma série de melhoras para o local, entre estas: reforma do telhado, troca de pisos, reboco das paredes, pintura, novas instalações elétricas, construção de novo muro, adequações para atendimento ao corpo de bombeiros.

A reforma foi realizada por meio da emenda parlamentar do deputado federal Domingos Sávio, no valor de R$ 250 mil, acrescida da emenda parlamentar do vereador Roger Viegas, no valor de R$ 100 mil, mais uma emenda parlamentar de Josafá Anderson, no valor de R$ 20 mil, destinada à compra de equipamentos.

A unidade se chamará Cras “Francisca da Silva Campos Resende”. Dona Francisca nasceu em São Tiago no ano de 1922 e se destacou por sua caridade com todos. Mãe de 9 filhos, entre eles o deputado federal Domingos Sávio, sempre recebeu, durante toda sua vida, pessoas que precisavam de ajuda e as acolhia em sua própria casa, seja em São Tiago ou depois em Belo Horizonte, onde se mudou para buscar melhores oportunidades de estudo para os filhos.

A homenageada faleceu no dia 3 de janeiro de 2000, aos 77 anos, em São Tiago, rodeada pelo esposo, filhos e netos, mas deixou um belo exemplo de vida, ao demonstrar que, com fé, trabalho e espírito caridoso é possível superar todas as dificuldades e deixar um grande legado.

A cerimônia de reinauguração foi encerrada com belíssimas apresentações artísticas de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da região. Primeiro, idosos do SCFV Vida Nova, apresentaram um lindo coral e uma apresentação de dança para os presentes. Depois, foi a vez de crianças e adolescentes do SCFV Estevam Bechelane também apresentaram o seu coral e dançaram, emocionando a todos.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, celebrou a reinauguração da unidade. “Hoje fazemos essa entrega de mais um grande equipamento da Assistência Social, que é motivo de muita alegria para todos nós. Eu gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos para que essa nova casa fosse reinaugurada”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Israel da Farmácia, destacou a mudança que o local teve com a reforma e os benefícios disso para a população. “Antes era um local insalubre para quem frequentava e trabalhava, agora se tornou um local digno da população e dos funcionários do Cras!”, refletiu.

O deputado estadual, Fábio Avelar, pontuou sobre os benefícios que a nova unidade trará para toda a população da região. “A melhoria é para atender a vocês que estão aqui todos os dias, e aos trabalhadores que receberam melhores condições de trabalho”, ressaltou.

O deputado federal, Domingos Sávio, falou sobre sua felicidade pela inauguração e pela homenagem a sua mãe. “Eu quero destacar a alegria de estar aqui, junto a essa gestão, neste trabalho por Divinópolis. Eu tenho muito orgulho de estar aqui reinaugurando esse local que vai ofertar um serviço de cada vez mais qualidade a população. Gostaria também de agradecer a homenagem, que enche minha família de orgulho”, salientou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu todos que fizeram parte da reforma. “Muito obrigada a todos, vocês da Assistência Social estão fazendo um trabalho excelente para a nossa cidade! Agradeço também a todas as secretarias e responsáveis por essa obra, que são sempre muito parceiros conosco, temos sempre que agradecer e reconhecer o trabalho de cada um", comentou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, reforçou a importância desta inauguração e agradeceu a todos os envolvidos. “Quem merece palmas aqui são todos os servidores da Assistência Social do município. Entretanto, nós precisamos melhorar muito mais. Por isso, eu peço aos deputados aqui presentes que deem uma atenção especial à assistência social, que é uma área que faz muito no contexto de auxílio social àqueles que necessitam, e que também demanda manutenção”, explicou.

Também estavam presentes na cerimônia, a coordenadora do Cras Noroeste, Eliana Guimarães de Souza; o secretário de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento, Paulo José Silva; o vereador Roger Viegas; o líder comunitário, “Chocolate”; a vereadora Ana Paula do Quintino; o vereador Hilton de Aguiar; o representante do deputado estadual Eduardo Azevedo, Paulo Sérgio; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mirian Ferreira; o diretor de Edificações, Júlio César e o diretor-geral da Empresa Municipal de Obras (Emop), Lucas Vivas.

Confira a galeria de fotos do evento: https://acesse.one/Vwdzr