08 FEV 2024
TRÂNSITO
Lago das Roseiras recebe intensificação de ações para receber visitantes no Carnaval

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), a Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e a Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop), reuniu forças para promover ações de limpeza, segurança e infraestrutura no Lago das Roseiras.

O objetivo é deixar tudo pronto para bem receber os visitantes e turistas que aproveitarão os dias de carnaval para aproveitar as belezas naturais da região. A Semsur está encarregada da limpeza do local, realizando atividades como capina, poda e limpeza do sistema pluvial. Essas ações visam reforçar a segurança no Lago das Roseiras e proporcionar o bem-estar aos visitantes.

A Settrans estará promovendo a sinalização adequada em toda a área do lago, durante o feriado, com o objetivo de alertar os visitantes sobre as proibições, como estacionamento na orla e uso de som automotivo. Durante todo o Carnaval, a Settrans realizará fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar, visando garantir a segurança de todos os presentes.

Andamento das obras no Lago das Roseiras

A Semfop traz atualizações sobre a obra em andamento na orla do Lago das Roseiras. O serviço em parceria entre a Prefeitura e a empresa Flat Engenharia e Construções LTDA, iniciado em de março de 2022, teve 45% de serviço executado até o dia 31 de dezembro de 2022, quando houve a paralisação do trabalho em decorrência do período chuvoso.

Os serviços estavam programados para retornarem em março de 2023, porém, como não houve o novo repasse de recursos por parte do Ministério do Turismo ao Município, a obra foi paralisada por falta de recursos financeiros. Em setembro de 2023, foi depositado pelo Ministério do Turismo o restante do recurso e a obra foi reiniciada. Como o contrato com a empresa terminaria no dia 29 de novembro, a mesma não manifestou interesse em continuar a execução das obras.

Com a finalização do contrato, a obra foi paralisada e iniciou-se um novo processo de contratação de uma empresa para continuidade da obra. Para isso, foi necessário atualizar a planilha da obra com o quantitativo dos serviços ainda não executados, com os atuais preços das planilhas de referências do mercado. Como houve aumento nos preços dos serviços, foi necessária também a readequação do projeto de acordo com o recurso financeiro disponível.

Atualmente esse projeto está em fase final de elaboração, quando finalizado por completo, este projeto será enviado à equipe da Caixa Econômica para ser autorizada a criação de um novo processo licitatório.