19 OUT 2023
AGRONEGÓCIOS
Divinópolis sedia Lançamento oficial da Rede Mineira de Bancos de Alimentos
A ação fez parte da Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. No mesmo dia, também foi realizada a reunião das Redes de Bancos de Alimentos do Estado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), informa que a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans), realizaram nesta quarta-feira (18/10), o lançamento da Rede Mineira de Banco de Alimentos.

A Rede Mineira de Banco de Alimentos, é uma rede de articulação entre as redes dos Bancos de Alimentos dos Municípios do estado. Ela tem o propósito de promover a troca de experiências e conhecimentos, no campo da ação institucional. A rede não propõe a necessidade de repasses financeiros entre entes, mas avança no campo do diálogo federativo.

O projeto é parte do princípio do diálogo entre municípios, e conta com o apoio do Governo Federal através da Coordenação Geral dos Equipamentos Públicos (CGEP) do Ministério de Desenvolvimento Social e do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE). Estes desejam ampliar as parcerias entre ambas partes, visando o combate ao desperdício, a fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Durante a manhã de quarta-feira, foi realizada na sede do Banco de Alimentos, uma reunião conjunta que contou com a presença da Rede de Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Rmbh) e a Rede de Bancos de Alimentos das Regiões Centro Oeste e Sul de Minas (Barcos). Já na parte da tarde, foi realizado no auditório da Fiemg, o Ato Solene da criação da Rede Mineira de Banco de Alimentos (Rmgba).

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, que foi responsável pela lei que institui a Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, agradeceu a presença de todos os representantes dos 22 municípios presentes. “Políticas públicas devem ter continuidade, e essa nova conquista de uma Rede Mineira de Bancos de Alimentos é um marco coletivo, que foi feito possível por todos os servidores que trabalham e se esforçam no combate à fome, e de garantia de uma alimentação saudável e nutritiva para aqueles que precisam”, enfatizou.

O secretário de Agronegócio, Gustavo Mendes, se mostrou otimista com a nova conquista do Banco de Alimentos. “Por mais que tenhamos enfatizado nos últimos tempos sobre a segurança alimentar, ainda temos uma série de dificuldades em promovê-la. Com isso em mente, a Rede Mineira juntará forças e influência política para conseguir avançar nos projetos. Estou animado para o futuro, e espero que consigamos trazer muita coisa boa para Divinópolis daqui pra frente”, comentou.

Além de representantes dos munícipios, participaram também da solenidade, a técnica da Cgep, Ana Flávia Abreu, a assessora de Segurança Alimentar da Secretaria do Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Joana dos Reis Caldeira Brant, a coordenadora do Mesa Brasil SESC-BH, Luciana Araújo Vacari, a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceasa Minas, Fabiana Maria da Costa, a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MG), Simone de Faria Narciso Shiki e o Secretário Executivo do Consea- Mg, Luiz Felipe de Paiva Lourenção.

No período 2023-2024, a Rede Mineira de Bancos de Alimentos terá como coordenador Anuar Teodoro Alves (Banco de Alimentos de Formiga) e como vice coordenador Jordan Lima Amorim da Silva (Banco de Alimentos de Sabará).