02 OUT 2013
PLANO DE AJUSTE FISCAL
O Prefeito Vladimir de Faria Azevedo, em observância à recomendação do Conselho de Acompanhamento Administrativo e Financeiro – CAAF, núcleo de apoio ao controle interno, com meta a alcançar o equilíbrio das finanças públicas, anuncia novo Plano de Ajuste Fiscal, que disciplina ações de contenção de gastos e visa recuperação de receita. Observados o cenário econômico, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e, Considerando a desaceleração de receita verificada desde 2012, agravada pela crise dos municípios brasileiros diante da inexistência de um pacto federativo justo que garanta aos municípios real capacidade de investimento. Considerando que o Município de Divinópolis, tem cerca de 5 mil servidores municipais e apresenta folha de pagamento próximo de R$ 15 milhões de reais mensais, tendo atingido 51,30% da margem prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal; Considerando que o crescimento vegetativo da folha de pagamento e o volume de horas extras apontam para o imediato corte de gastos; Considerando a exigência legal de assumir pagamentos de administrações anteriores, resultado de precatórios por indenizações, a maior parte de ações trabalhistas no período de 2001-2004; Considerando a inobservância de recolhimento de contribuição para o Instituto de Previdência Social dos Servidores - Diviprev, também no período 2001-2004; Considerando que as despesas extras com precatórios e a falta de recolhimento da Diviprev, nos períodos acima mencionados acumulam montante próximo a R$ 26 milhões de reais; Considerando que o Restaurante Popular, construído pelo Governo Federal, através do extinto programa Fome Zero, há tempos deixou de atender seu principal objetivo de cunho social; Considerando que atualmente cerca de 33 mil refeições são servidas mensalmente no Restaurante Popular, sendo que apenas 10% atendem ao perfil social de aposentados, beneficiários de prestação continuada, do Bolsa Família e outros na faixa menos privilegiada da população; Considerando que a Prefeitura aplica cerca de R$ 1,2 milhão de reais/ ano a título de subsidio, entre a diferença do que é cobrado do cidadão e o custo real da refeição (R$ 5,09); Considerando que medida saneadora a prefeitura tem objetivo de evitar o fechamento do Restaurante Popular a exemplo do que aconteceu em várias cidades do país e, em Minas, nos municípios de Poços de Calda, Ipatinga, Varginha e Teófilo Otoni; Considerando que o município de Divinópolis apresenta hoje 158 mil unidades imobiliárias e necessidade de atualização cadastral; Considerando que o Programa Pró-Cidadania permite ao cidadão sair da condição de inadimplência por meio de incentivos de redução de juros e multa e gerar recursos para o crescimento do seu município, o prefeito Vladimir de Faria Azevedo resolve: Da redução de despesas 1 - Redução dos cargos comissionados na administração direta possibilitando economia acima de R$ 4 milhões de reais até o final do mandato. 2 - Restrição de horas-extras aos servidores em atividades consideradas essenciais, com pagamento máximo de 50% em pecúnia e o restante compensado em banco de horas; 3 - Extinção do subsídio no valor das refeições aos usuários do Restaurante Popular NÃO enquadrados no conceito de cliente preferencial, tais como aposentados, beneficiários de prestação continuada - BPC e do Bolsa família; sendo que para esta faixa da população serão garantidos os valores de R$ 1,00 (um reais) por bandejão e R$1 ,50 (um real e cinquenta centavos) para opção de embalagem térmica. Para os demais usuários serão fixados os valores R$ 5,00 (cinco), ressalvado o custo da embalagem térmica. Da recuperação de ativos e receita 1 - Implementação do Programa Pró Cidadania Fiscal, incentivando o cidadão regularizar sua situação junto ao fisco municipal, através de desconto de juros e multas e, conseqüente, redução da Divida Ativa. 2 - Ampliação das ações de atualização/revisão cadastral permanente dos imóveis com vistas a identificar construções ou ampliações prediais não lançadas. 3 - Implementação da política de atualização do Inventário do Patrimônio Imobiliário do município; As medidas do pacote fiscal possibilitarão resultados na ordem de R$ 22,5 milhões de reais até o final do mandato 2013/2016, sendo R$ 13,5 milhões de reais em redução de despesa e outros R$ 9 milhões de reais em incremento de receita.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024