01 OUT 2013
Exposição comemora Semana Mundial do Aleitamento Materno
O leite materno o alimento mais completo e equilibrado que a criana deve receber at os seis meses de vida, para reforar a importncia desse ato a Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), promove exposio de psteres em aluso a Semana Mundial da Amamentao. A mostra inicia nesta tera-feira (01/10) e se estende at sexta-feira (04/10) no saguo da Semusa, que est localizada na rua Minas Gerais, 900 - Centro. No sbado (05/10) a exposio ser realizada na Praa Candids de 7h s 13h fazendo parte do projeto Integrao nos Bairros. De acordo com Ins Alcione Guimares, da equipe de apoio da diretoria de Ateno Sade, o tema da exposio acompanha o que foi proposto pelo Ministrio da Sade na Semana Mundial de Amamentao lanada no dia 1 de agosto de 2013. A proposta incentivar a participao do profissional de sade a apoiar a me, o beb e a famlia durante a amamentao. Nesse sentido, convidamos vrias profissionais da sade do municpio, enfermeiras, cirurgi dentista e auxiliar em sade bucal para dar depoimento sobre a experincia da amamentao, explica. Os psteres contem fotos de protagonistas reais do processo de amamentao que so, tambm, profissionais de sade. Acreditamos que a partir do momento em que se vive uma experincia mais fcil auxiliar o outro a viver a mesma experincia, pois o melhor ensinamento o exemplo, ressalta Ins. Ins Alcione destaca o pster de Carolina Fernandez Ferreira de Castro e Ana Ferreira de Castro, filha e neta da assistente social, Madalena Amaral, que representa as mes de crianas especiais. Ana, hoje com quatro meses, portadora de mielomeningocele, uma malformao congnita da coluna vertebral, que o tronco de ligao entre o crebro e os nervos perifricos do corpo humano. Carol retrata muito bem a experincia que viveu e disse que foi muito difcil, pois no tinha leite, no tinha estimulo. Ela no respirava sozinha, mas tinha fora de vontade para que isso acontecesse e hoje ela diz com todo o orgulho do mundo que ela mama leite materno exclusivo em livre demanda, conta. As Unidades de Sade do municpio tem como rotina aes individuais e coletivas de incentivo ao aleitamento materno. Apesar de todos os esforos, o ndice de aleitamento materno exclusivo at seis meses de idade baixo, estando em torno de 50%. Esse ndice calculado de acordo com o nmero de puericulturas realizadas com crianas at seis meses de idade. De forma, esta ao visa contribuir com trabalho que j realizado, incentivando a amamentao que de extrema importncia para o beb, a me e a famlia pelo fato de trazer benefcios a trade bebe/me/famlia, no presente e no futuro. As crianas amamentadas no peito so mais saudveis, mais tranqilas e mais felizes e sero adultos saudveis, finaliza Ins Alcione.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024