30 SET 2013
Curso do Reletran na fase final
O curso Arte-Educação: Práticas Artísticas na Transformação Social do Red Latinomericana – Europea de Trabajo Social Transnacional (Reletran) com organização do Projeto Fazendo Arte e Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) entra na reta final. Foram aplicados três módulos de arte: musicalização, teatro e dança folclórica durante três sábados. Para conclusão do curso, os alunos precisam realizar uma apresentação artística agendada para 5 de outubro. Durante esse período, os 40 alunos obtiveram conhecimento em três áreas artísticas. No primeiro sábado a arte-educadora Madelon de Lellis apresentou a oficina de musicalização. Depois foi a vez da arte-educadora, Lene Pereira, ensinar os passos do teatro. No último módulo, arte-educador Daniel Demogenes aplicou a oficina de dança folclórica. Além da prática artística, o curso também teve parte teórica com a professora Ester Liduário, que destacou a “Estratégica de Enfretamento de Riscos e Vulnerabilidade Sociais na Contemporaneidade Brasileira”. Já a professora Virginia Raymunda destacou “Dimensão Política Ética das Praticas Sociais”. Neste sábado (28/09), os alunos divididos em dois grupos, começaram a elaborar os trabalhos para conclusão do curso. Os professores e os arte-educadores dos módulos ficaram isponíveis para ajudar no roteiro e orientar os alunos, que são estudantes de pedagogia, educação física, história, psicologia, também participam sociólogos e assistente social. Para a coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro, o curso reforça que a arte é um instrumento de transformação social. “A arte é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento social, o que facilita nossa aproximação nas comunidades. O curso abre também perspectivas para esses profissionais que estão iniciados seus trabalhos, além de ser uma contribuição em suas carreiras. Com o desenvolvimento desde trabalho acreditamos contribuir para um mundo mais justo”, afirmou. Reletran O Reletran é um projeto internacional voltado para a inclusão sociocultural. Participam 12 universidades da Europa e América Latina. O Fazendo Arte foi indicado pela universidade alemã Alice Salomon como um projeto de resultados para participar do Reletran, que tem a missão de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais fortalecendo a sociedade em países da América Latina buscando projetos sociais em destaque em cada país. A coordenadora do Fazendo Arte e a coordenadora do curso de Serviço Social da Funedi, Maria José Lemos, já viajaram para quatro países para participar do projeto na Colômbia, Guatemala, México e Espanha.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024