27 SET 2013
Seminário debate Reinado como bem imaterial
O Seminrio Patrimnio Imaterial, Memria e Cultura Afro-Brasileiro em Divinpolis foi realizado nesta tarde de quinta-feira (26/09) na sala de Multimeios Adlia Prado na Biblioteca Ataliba Lago. Participaram do evento, que faz parte da Jornada Mineira do Patrimnio Cultural, presidentes de irmandades de congado de Divinpolis. Historiadores debateram a histria do reinado e a importncia de ter sido tombado com bem imaterial. A historiadora da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Karine Mileibe, afirmou que o encontro foi importante para mostrar sobre a histria do congado. Divinpolis tem uma histria rica do reinado e procuramos inform-los sobre essa importncia de manter a tradio e incentivar os jovens a continuarem, afirmou.A diretora da assessoria cultural Miguilim, Patrcia Brito, destacou os pontos positivos de o Reinado ser patrimnio imaterial de Divinpolis.A partir do momento que se tornaram patrimnio o poder pblico passa ser fundamental para promover as festas e valorizar o Reinado, destacou. Patrcia tambm ressaltou no seminrio a importncia dos reinadeiros participarem das festas em outros municpios.Pagar visita importante porque isso que vai fomentar e ativar a histria rica do Reinado na regio e fortalecer a cidade, comentou. A representante da Irmandade do Alto So Vicente, Zilar das Dores Policarpo, acredita que o encontro foi necessrio para fortalecer os reinadeiros.Gostei muito desse encontro porque a nossa histria sendo debatida. Esperamos que tenha mais encontros desses para fortalecer o Reinado, afirmou. O Reinado se tornou em janeiro de 2011 o primeiro registro de bem cultural de Divinpolis. O Conselho do Patrimnio Histrico Artstico (Comphap) aprovou o registro de patrimnio imaterial pelo valor cultural, histrico, antropolgico e sociolgico. Jornada O encontro em Divinpolis faz parte da Jornada Mineira do Patrimnio Cultural que busca promover o patrimnio cultural de Minas Gerais por meio da realizao simultnea, em todo o estado, de diversas aes integradas, como festivais, exposies, seminrios, cursos e oficinas. Concebida como uma grande celebrao, procura atuar na transmisso dos valores culturais, na valorizao de sua diversidade e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservao da memria.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024