27 SET 2013
Servidores participam do 1º Workshop do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais
Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (26/09) o 1 Workshop do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gesto para Resultados Municipais. O evento reuniu representantes de todas as secretarias municipais no auditrio da Semed para apresentar a metodologia do programa e dos grupos de trabalho. Com o apoio dos participantes, a equipe Gesto de Resultados, props a definio da identidade organizacional do municpio: Misso, Viso e Valores. Os colaboradores se dividiram em grupos para analisarem as informaes apresentadas. O controlador adjunto de transparncia e preveno corrupo , Agilson Emerson da Silva, lder estratgico do programa, conduziu o encontro e destacou a importncia da identidade organizacional, que diz quem essa instituio, o que faz, como faz e qual seu propsito na sociedade. De posse dessa informao que ns conseguimos alavancar todo o projeto. Porque no adianta mensurar valor se eu no quantificar isso e no colocar os servidores a par dessa responsabilidade. A equipe selecionou 17 aes apresentadas do Plano Plurianual Anual (PPA) para a definio de qual ao ser aplicada a gesto de resultados, dentro de um projeto piloto. Teremos um segundo workshop para dar continuidade a esse trabalho destaca Agilson. Aps o debate e votao, os participantes estabeleceram a seguinte identidade: Misso: Promover atravs das polticas pblicas uma gesto participativa, transparente e com utilizao responsvel dos recursos, objetivando a melhoria da qualidade de vida da populao; Viso: Buscar a excelncia em gesto pblica e em qualidade de vida mediante a promoo da incluso social, do desenvolvimento sustentvel, do pleno exerccio da cidadania e da divulgao de suas potencialidades; Valores: tica e Transparncia, Responsabilidade Social e Ambiental, Humanizao, Pluralidade (Valorizao da Diversidade), Respeito com os cidados. Programa Divinpolis foi uma das 61 cidades de Minas Gerais para receber o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gesto para Resultados Municipais que teve incio no ms de setembro. Este programa uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto (Seplag), que busca contribuir com os gestores municipais para a realizao de uma administrao com foco em resultados e na melhoria da prestao de servios ao cidado, com respostas efetivas para as demandas da sociedade. Mensalmente, Divinpolis recebe uma consultoria especializada para auxiliar na avaliao da atual situao do municpio, no que diz respeito gesto pblica e, posteriormente, apoiar na implantao das melhores prticas de Gesto Pblica, visando reduzir as lacunas identificadas. Dessa forma, espera-se catalisar o processo de modernizao da administrao pblica de forma eficaz e eficiente. Implantao de prticas de gesto Com base nos resultados do diagnstico presencial, os consultores do programa e os servidores municipais iro eleger, juntamente com os prefeitos, as prticas de gesto pblica a serem implantadas no municpio. A implantao e a execuo das prticas selecionadas sero realizadas e monitoradas pela Seplag. O programa ir premiar as prefeituras que obtiverem alto nvel de desempenho durante a capacitao. Em maro de 2014 sero premiadas as prefeituras que implantarem, com sucesso, ao menos uma prtica de gesto pblica. As duas premiaes sero realizadas em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024