13 SET 2013
Avançam as obras da primeira etapa do anel viário de Divinópolis
A 1 etapa da construo do anel virio urbano de Divinpolis est a pleno vapor. O cenrio, transcorridos quase dois meses do incio das obras, de muito trabalho. Um extenso maquinrio e vrios profissionais da Lamar Engenharia, empresa responsvel pela execuo das obras, fazem os trabalhos de terraplenagem, promovendo a escavao, corte, abertura, reaterro e nivelamento da estrada. A obra abrange uma rea de um milho de metros quadrados, e compreende servios de drenagem pluvial, alm de pavimentao ligando o Complexo da Ferradura AMG-345, estrada de acesso a Carmo do Cajuru. Ser construdo tambm um viaduto sob o ramal ferrovirio gerenciado pela Ferrovia Centro-Atlntica (FCA), com um vo de 40 metros, em concreto armado. A estrada interligar diversos bairros, como Jardim Candids, Graja a outros, como Davanuze e Santa Lcia, fazendo a integrao com a rua Bom Sucesso. De acordo com o engenheiro civil e agrimensor da empresa responsvel pela obra, Eder Faria, foram feitas algumas correes no traado original do projeto, que aumentar a segurana dos motoristas que trafegarem pelo local. Foi feita uma correo no projeto e no traado, visando a segurana do condutor. A obra linear tem, agora, em torno de 2,5 mil metros de rodovia, uma pista de 7 metros de largura mais o acostamento, sendo uma pista padro de 12 metros de faixa, explicou. O viaduto vai passar a 7,35 metros da linha da FCA, e ainda haver uma pista por baixo do viaduto de 5,5 metros, que vai dar mobilidade ao Porto Seco, proporcionando uma rea de estacionamento e retorno, detalhou. Segundo o diretor de Obras e Fiscalizao, Cleber Evangelista, alm de propiciar a expanso do Centro Industrial e melhoria no acesso entre diversas regies do municpio, em especial entre as regies sudeste e nordeste, a obra colaborar para a melhoria do trfego na rea urbana de Divinpolis. O impacto ser grande no trnsito, pois grande parte de nibus e caminhes no passar mais pela regio central, salientou. Orada em cerca de R$ 7 milhes, a obra conta com mais de R$ 2,2 milhes de recursos da Prefeitura de Divinpolis, R$ 1,8 milho em recursos junto ao governo do Estado atravs de articulao do deputado Domingos Svio e cerca de R$ 3 milhes de recursos provenientes da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig). Novas fases da obra Depois de garantir os recursos para esta primeira etapa da construo, a Prefeitura negocia com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a segunda etapa dessas obras, ligando BR 494 at o trevo do aeroporto Brigadeiro Cabral. O traado garantir um novo eixo de mobilidade urbana, favorecendo a ligao regio do bairro Belvedere, onde se encontram importantes aparelhos pblicos, como a Universidade Federal e o Cefet, alm de facilitar o acesso ao Hospital Pblico e sede prpria da Prefeitura. Uma etapa futura do anel virio de Divinpolis prev a ligao do trevo do Aeroporto Brigadeiro Cabral at a AMG-345, estrada que liga a cidade a Carmo do Cajuru, com acesso MG-050.