09 SET 2013
Unidade móvel de saúde já beneficiou mais de 1400 pacientes
A unidade mvel de sade adquirida pela Secretaria Municipal de Sade (Semusa) com o objetivo de viabilizar tratamentos mdicos no Centro Integrado Viva Vida/Hiperdia (CIVVH) da microrregio de Divinpolis/Santo Antnio do Monte, em apenas dois meses de atividade, j beneficiou mais de 1400 pacientes. Desde sua primeira viagem realizada no dia 19 de junho at o dia 22 de agosto, esto sendo realizadas viagens de segunda sexta, transportando em mdia 35 passageiros por vez. Neste perodo foram realizados 1420 atendimentos de mamografia, 1 para cardiologia, 4 para endocrinologia, 1 atendimento para angiologia e outro para mastologia. Para o ms de setembro existem 875 atendimentos agendados para mamografia, 10 para cardiologia, 22 para endocrinologia, 6 para infertilidade, 58 para mastologia e um atendimento para planejamento familiar. Desde a chegada desta unidade mvel de sade esto sendo encaminhadas as mulheres com pedidos de mamografia, contidas em fila de espera, enquanto isso as unidades de sade do municpio estavam se organizando para encaminhamento e acompanhamento de hipertensos e diabticos. Agora que a fila de espera das mamografia est chegando ao fim sero ampliados os encaminhamentos dos hipertensos e diabticos. De acordo com o apoio tcnico em Sade da Mulher, Rita de Cssia Malachias, essa uma importante ao, que foi conquistada atravs de muito esforo. O CIVVH vem para somar com a Semusa no atendimento aos usurios, vem para complementar a assistncia sade da populao. O CIVVH ir nos ajudar ainda na diminuio do tempo de espera para uma mamografia, que ser reduzido. Sero encaminhados para atendimento os pacientes que estiverem, ou iniciarem, tratamento nas unidades de sade do municpio e receberem encaminhamento conforme o tratamento a ser realizado, explicou Rita. Para o apoio tcnico em Hiperdia, Rosana Alves, em pouco tempo de utilizao do CIVVH, vrios usurios tiveram a oportunidade de preservar sua sade atravs de aes de promoo de sade e tratamento. Mamografias paradas a muito tempo foram realizadas, atendendo a necessidade das mulheres, assim como consultas com mastologista que por ora, ficariam paradas aguardando agendamento. Pacientes no precisam amputar ps, fazerem hemodilise por falta de tratamento, ficarem acamados por complicaes de diabetes e hipertenso e muito menos fazerem quimioterapia ou extirpao da mama pela ausncia de mecanismos de preveno e diagnstico precoce que a mamografia oferece destacou. O Centro Viva Vida/Hiperdia de Santo Antonio do Monte, uma estratgia da Secretaria Estadual de Sade de Minas Gerais e tem como proposta principal integrar a rede de Sade da Mulher, Criana, Hipertenso e Diabtico com a garantia de oferecer os servios de Ateno Secundria necessrios a esta parcela da populao. O CIVVH atua de maneira integrada ateno primria e terciria, pressupondo a implantao de aes de promoo da sade, de preveno, de diagnstico precoce e de recuperao das doenas e agravos, de forma adequada e humanizada. So oferecidos no CIVVH atendimentos : Ginecologia Complexa, Gravidez de Alto Risco, Planejamento Familiar, Criana de Risco, Mastologia, Urologia, Vitima de Violncia, Diabtico com controle Metablico ruim, Hipertenso de Alto Risco e P Diabtico. Mais informaes aos usurios sobre a prestao desta assistncia sade aos hipertensos, diabticos e mulheres para servios de mamografia; na unidade de sade mais prxima de sua residncia.