03 JUL 2013
Prefeitura debate Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com a população
O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos (PMGIRS) encontra-se disponvel para consulta pblica desde o incio de junho, no site oficial da Prefeitura de Divinpolis: http://www.divinopolis.mg.gov.br/. O Governo Municipal promover no prximo dia 13 de julho uma Audincia Pblica sobre o tema, s 9h, na sede da Fiemg regional Centro-Oeste, Avenida Engenheiro Benjamim de Oliveira, 144 A, bairro Esplanada. Informaes podero ser obtidas pelo telefone (37)3229-6531 ou pelo email residuos@divinopolis.mg.gov.br. O encontro tem como objetivo debater e informar populao sobre a minuta do Plano. Na audincia, os interessados tero acesso a todas as informaes pertinentes e podero levantar suas dvidas e apresentar sugestes. Ser apresentado o diagnstico e plano de ao da gesto adequada de resduos slidos para Divinpolis, desde a gerao, passando por todo processo de destinao, como reciclagem, compostagem at a destinao final ambientalmente adequada. As discusses foram iniciadas h um ano em reunies setoriais com tcnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polticas Urbanas e sociedade civil organizada. A ltima delas reuniu empresrios do setor produtivo industrial na sede da Fiemg. De acordo com o secretrio de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Willian Arajo, o tema tem sido discutido de maneira democrtica com vrios segmentos da sociedade, visando a consolidao da gesto e responsabilidade compartilhada, proposta na Poltica Nacional de Resduos Slidos. O municpio est cumprindo a lei nacional de resduos slidos, que obriga todo municpio a implantar o plano municipal de gerenciamento integrado de resduos slidos. O PMGIRS uma estratgia que busca o maior aproveitamento dos resduos e minimizao da quantidade de rejeitos. um recurso da e para sociedade, uma vez que vem sendo discutido democraticamente e de forma ampla. Sendo assim, ser feita uma audincia pblica, na qual a sociedade inteira ter a oportunidade de discutir o tema, apresentando suas colaboraes socioambientais. O resduo slido uma situao social, cultural, econmica e ambiental, na qual as cidades tm que definir todo seu tratamento, iniciando com sua gerao at a disposio ambientalmente adequada. No entanto, importante ressaltar que antes dessa destinao final, preciso desenvolver um forte trabalho de educao ambiental junto populao, possibilitando uma melhor gesto dos resduos, com processos de reduo, reutilizao e reciclagem, fomentando assim o ciclo de vida dos produtos e explorando os recursos naturais de forma sustentvel, deixando para disposio final apenas o rejeito, ou seja, aquilo que j esgotou as possibilidades de aproveitamento.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024