03 MAI 2013
Festas de Cruz abrem programação de eventos populares
Festas de Cruz abriram os eventos ligados cultura popular de Divinpolis. So oito eventos em bairros e comunidades rurais. Destaque para Branquinhos e Buritis, que caminham para se tornar bem imaterial do municpio. A Prefeitura de Divinpolis oferece toda a estrutura para realizao do evento como transporte, instalao de palcos e vrios outros itens para organizao, alm do material de divulgao. Tem um valor histrico importante para Divinpolis essas festas. A Prefeitura apoia e incentiva a realizao das Festas de Cruz para valorizar ainda mais a preservao e a tradio em nossas comunidades, afirmou a gerente de patrimnio da Secretaria de Cultura, Lenir de Castro. Em Branquinhos e Buritis, historiadores e equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) comeam a pesquisar sobre as Festas de Cruz. Eles visitaro estas comunidades nos dias 4 e 5 de maio para colher depoimentos e registrar imagens do evento. Temos a misso de conscientizar e mostrar que esses eventos da cultura popular so de extrema importncia para a cidade. Por isso estamos trabalhando para essas festas serem reconhecidas como patrimnio imaterial de Divinpolis, destacou Lenir. Alm de Branquinhos e Buritis, outras sete Festas de Cruz sero realizadas neste ms. Nos bairros Alto So Vicente (02/05 a 03/05), Vale do Sol (04/05 a 05/05), Vila Romana (07/05 a 09/05), e Tiet (18/05). Em Santo Antnio dos Campos (Ermida) a Festa de Cruz ser nesta sexta-feira (03/05). A primeira Festa de Cruz desde ano foi no Bairro So Luiz, no ultimo final de semana de abril. Reinado Alm das Festas de Cruz, o Reinado outro evento tradicional ligado cultura popular do municpio. Neste ano, 16 eventos de congado sero realizados oficialmente em Divinpolis. O primeiro bairro a celebrar o Reinado o So Judas, previsto para 25 de maio, e o ltimo ser na Praa do Mercado, em 20 de outubro.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024