25 ABR 2013
Semusa divulga 2º Boletim Parcial da Vacinação contra a gripe
O segundo informe parcial da Campanha de Vacinao contra a Gripe divulgado pela Secretaria Municipal de Sade SEMUSA, atravs da diretoria de Vigilncia em Sade, mostram que foram imunizadas em Divinpolis at o dia 24/04, 12.950 pessoas, o equivalente a 38,4% da populao-alvo. A meta da SEMUSA vacinar 33.709 pessoas, o que equivale a 80% do pblico-alvo. Entre o grupo das crianas e seis meses a menores de 2 anos foram vacinadas 41,4% do pblico alvo de 3.884; entre o grupo das gestantes foram vacinadas 35,8% de um total de 1.942; entre as mulheres que deram a luz h no mximo 45 dias a previso vacinar 319 mulheres, mas at agora somente foram vacinadas 49,2% deste total. Entre os idosos o pblico alvo de 24.618, mas at o momento foi registrada a vacinao de 41,3% deste pblico. Entre o grupo das pessoas com doenas crnicas foram vacinadas 1.413 de um pblico alvo de 6.899 pessoas. Os trabalhadores de sade esto recebendo a vacinao no prprio local de trabalho, mas os dados totais ainda no foram totalmente repassados. At o momento este grupo, que ainda aguarda a atualizao desses dados, registra uma vacinao de 10,9% de um pblico de 2.946 trabalhadores. Vacinao prorrogada Em virtude das coberturas vacinais at a referida data estarem abaixo da meta de 80% e seguindo determinao do Ministrio da Sade, a vacinao contra gripe ser prorrogada at o dia 10 de maio. Desta forma, a populao-alvo ter mais duas semanas para se proteger contra a doena e, assim, evitar complicaes e mortes pela gripe. Devem se vacinar idosos com 60 anos e mais, crianas de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no perodo de at 45 dias aps o parto (puerprio), pessoas privadas de liberdade, profissionais de sade, alm de pessoas que tm doenas crnicas do pulmo, corao, fgado, rim, diabetes, imunossupresso e transplantados. A SEMUSA ressalta que a vacina segura e a principal arma para reduzir as complicaes, casos graves e bitos provocados pela gripe. Alm disto, alerta para a importncia da vacinao junto s grvidas e tambm para aquelas que esto at 45 dias do perodo ps-parto, o chamado puerprio. A vacina, alm de proteger estes grupos contra a doena e suas por complicaes da gripe, tambm protege o beb. A gestante vacinada tambm transfere proteo para a recm- nascido.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024