16 ABR 2013
Prefeito e diretores da Adefom reúnem-se para discutir convênios
As parcerias entre Governo Municipal e Associao de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) que a diretoria desta solicitou tera-feira Prefeitura de Divinpolis buscam fortalecer as polticas pblicas voltadas populao e pessoa com deficincia. A pauta de reunio trazida pela entidade apresentou pontos que podem trazer significativos melhoramentos no sistema municipal de sade e assistncia pessoa com deficincia. Entre as requisies da Adefom, esto: viabilizar a construo do centro de habilitao e reabilitao, de acordo com a Portaria n 835 do Ministrio da Sade (MS); revitalizar convnios de manuteno de servios; aumentar a assistncia sade e pessoa com deficincia; e ampliar parcerias entre as Secretarias Municipais de Educao (Semed) e de Sade (Semusa) e a Sala Recurso da instituio. No mandato anterior, chegamos a ter trs convnios simultneos com a Adefom e municipalizamos o Centro de Reabilitao Regional (Crer), servio terceirizado antes efetuado pela Unidade de Reabilitao (Unir), disse Sr. Azevedo, que confirmou a possibilidade de parcerias e agendamento com a Semed e a Semusa. O prefeito e a diretoria decidiram que esta e a gerncia do Crer tero encontro para aprofundar debate sobre atendimento aos pacientes crnicos. Alem disso, a Semusa realizar mapeamento de servios instituio para melhor impacto oramentrio. So conquistas sem precedentes, porque o simples fato de discutir o assunto com os secretrios pode operar mudanas, disse Reginaldo Couto, presidente da Diretoria Executiva da Adefom. Quando promovemos a pessoa com deficincia, toda a sociedade ganha, disse Milton Henriques, presidente do Conselho Deliberativo da Adefom. A instituio conta com 65 profissionais especializados, entre fonoaudilogos, fisioterapeutas e psiclogos, e pretende ser extenso do municpio. Em 2012, as atividades institucionais resultaram em 1.977 sesses de fisioterapia, 953 sesses de psicologia e 500 sesses de fonoaudiologia.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024