05 ABR 2013
Recadastramento biométrico dos eleitores de Divinópolis começa em 15 de maio
O prefeito de Divinpolis, Vladimir de Faria Azevedo, recebeu em seu gabinete na manh desta sexta-feira (05/04), o presidente do TER/MG, Antnio Carlos Cruvinel, a diretora-geral do TER/MG, Elizabeth Rezende, e o diretor de T.I. do TER/MG, Maurcio Melo. Na audincia, solicitada pelo presidente do TR/MG, foram apresentados projetos de melhoria para a justia eleitoral no municpio de Divinpolis. Segundo Cruvinel, Divinpolis ter 100% dos seus eleitores identificados biometricamente nas eleies de 2014. O recadastramento biomtrico do eleitorado local, com a coleta das impresses digitais e da foto dos eleitores, comear no dia 15 de maio e terminar no dia 29 de novembro deste ano. Divinpolis possui 158.505 eleitores, duas zonas eleitorais (102 e 103) e 497 sees de votao. o 11 maior colgio eleitoral do Estado e a maior cidade mineira que utilizar a biometria nas eleies de 2014. No prazo estipulado, todos os eleitores de Divinpolis devero comparecer aos cartrios eleitorais da cidade, localizados na Rua 7 de Setembro, 818, Centro, de segunda a sexta, das 8 s 17 horas. Do ponto de vista legal, haver uma reviso do eleitorado local, quando ser confirmada a identidade de cada eleitor, buscando comprovar principalmente o seu vnculo com a cidade. Eleitores que no comparecerem ao recadastramento ou no comprovarem o vnculo tero o ttulo cancelado automaticamente e sero excludos do banco de dados da Justia Eleitoral. Servio em Divinpolis Para o recadastramento biomtrico em Divinpolis, que atender os eleitores das 102 e 103 Zonas Eleitorais, necessrio que o eleitor comparea ao cartrio com documento de identificao (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais), exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o ttulo pela primeira vez; comprovante de endereo (conta de gua, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro de 2013; ttulo eleitoral e CPF (se possuir); e comprovante de quitao com o servio militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o ttulo pela primeira vez). Horrio de Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h s 17h. Local: Cartrio Eleitoral Rua Sete de Setembro, 818, Centro. Telefone para dvidas: 148 - Disque-Eleitor A biometria em Minas Nas eleies de 2012, mais de 270 mil eleitores mineiros, em 21 municpios, votaram em urnas com identificao biomtrica. Em 2013, a reviso biomtrica em Minas ser feita em cidades de regies e portes diferenciados, de acordo com os equipamentos e recursos financeiros destinados ao projeto. No ms passado, quatro municpios iniciaram o recadastramento biomtrico, sendo eles: Senador Firmino, Dores do Turvo, Brs Pires e Tapira. O procedimento termina dia 30 de agosto nos trs primeiros municpios e dia 31 de maio em Tapira. Com o recadastramento biomtrico nesses municpios e em Divinpolis, o TRE superar a meta prevista no seu planejamento estratgico de ter, em 2013/2014, 2,5% dos eleitores do Estado recadastrados biometricamente. Esse percentual equivaleria a cerca de 375 mil eleitores, mas com os 26 municpios abrangidos pelo projeto haver cerca de 450 mil eleitores recadastrados biometricamente at o final deste ano.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024