11 MAR 2022
Técnicos alinham fluxo de atendimento relacionado à álcool e outras drogas
A Prefeitura de Divinópolis, através técnicos representantes de vários setores, realizou na última quarta-feira (9/3), nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD, uma reunião para alinhamento do fluxo de atendimento álcool e outras drogas do município.

Após identificar algumas situações que dificultam a aplicação e efetividade do atendimento álcool e drogas no município, ocasionadas pelas novas diretrizes propostas em legislações vigentes, Conselho Municipal sobre Drogas, bem como Maicom Marques enquanto diretor da Política Sobre Drogas, percebeu a necessidade deste momento.

A partir do redesenho do fluxo existente, a Semas busca, como principal resultado a construção de trabalho que permita a reorganização dos serviços oferecidos, o fortalecimento das ações, os atendimentos e o cuidado à parcela da população dependente de álcool e outras drogas no território, gerando abordagens mais qualificadas e integradas de forma intersetorial.

Na reunião foi deliberado envolver representantes da Atenção de Saúde Primária para que sejam traçados diretrizes e condutas de tratamento caso a caso, sob a perspectiva do matriciamento, com objetivo de promover o fortalecimento dos cuidados, acolhimento e tratamento dirigidos a uso e abuso de álcool e outras drogas. O próximo encontro ficou agendado para mês de abril.

Com base nas diretrizes da nova Lei nº 13.840/ 2019, da Política Nacional sobre Drogas (Pnad), do Decreto municipal nº 13.976/ 2020, que institui a Política Municipal sobre Drogas, o momento contou com o envolvimento de membros da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Maicom de Paula Marques gerente de Proteção Social e Benefícios e atualmente diretor interino de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, a referência técnica de Políticas sobre Drogas, Graziela Severo; Carolina Valinhas Manata presidente do Comad;  o coordenador e supervisor clínico do CAPS- AD, Antônio Sávio de Macedo e  Rodrigo Simas, respectivamente, além dos técnicos do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024