25 AGO 2021
AGRONEGÓCIOS
Prefeitura homenageia o Dia do Feirante
Comemorado nesta quarta-feira (25/08), a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), parabeniza os feirantes pelos serviços prestados em oferecer seus produtos para o consumidor.

O Dia do Feirante é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao dia da realização da primeira feira livre no Brasil, na cidade de São Paulo, no ano de 1914. Após esta criação, a comercialização foi oficializada no município, se estendendo para todo o Brasil.

Em Divinópolis, atualmente há 239 barracas registradas em seis feiras livres de diferentes regiões do município, sendo 146 no bairro Esplanada, 54 no Niterói, 15 no Planalto, 11 no Porto Velho, sete no São José e seis no bairro Icaraí.

Na maioria dos casos, os feirantes são compostos por produtores da agricultura familiar do município, que utilizam o espaço para venda de seus produtos. Os itens mais comercializados nas feiras são: frutas e hortaliças; aves, ovos e similares; pimentas e outros condimentos; quitandas (biscoitos, bolos, salgados); doces; leite, queijo e derivados; farinhas e cereais.

As feiras livres são consideradas serviços essenciais, funcionando plenamente com algumas adaptações para a continuidade do respeito às medidas de enfrentamento como o uso de máscaras, higienização das barracas e distanciamento entre pessoas.

Eduardo Rodrigues, coordenador de hortas e feiras livres, congratula os profissionais pela data e ressalta o apoio com a Administração Municipal: “Parabenizo a todos os feirantes pelo seu dia. Sabemos da enorme luta para mantermos a feira funcionando durante a pandemia, mas com o apoio conjunto entre Semag, Vigilância Sanitária e comerciantes, passaremos por essa batalha mais fortes e unidos!”, concluiu.