17 JUN 2021
Equipe da Prefeitura visita usina de asfalto em Betim
Os secretários municipais Gustavo Mendes, de Operações e Serviços Urbanos, e Paulo José Silva, de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento, e o diretor-geral da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), Lucas Vivas, visitaram Betim ontem (16/06), para conhecer a estrutura física da usina de asfalto, a capacidade de produção e outros suportes operacionais.

Lucas Vivas descreveu que “o objetivo é apresentar ao governo municipal a viabilidade financeira da usina. A visita foi muito produtiva, todas as informações foram coletadas junto ao técnico de implantação e será repassada ao governo”.

A equipe da Prefeitura realizou o estudo inicial para analisar o investimento na aquisição da usina, o custo operacional e a estimativa de demanda de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Composto

CBUQ é o revestimento asfáltico mais usado para fazer o asfalto nas vias urbanas e nas rodovias brasileiras e deve ser produzido em usina apropriada. O elemento consiste na combinação de ligante betuminoso, material de enchimento e minerais graduados, também conhecidos como britagem. Os dois últimos devem ser aquecidos na usina antes de formar a mistura.

Uma vez incorporados todos os elementos, o CBUQ é transportado em caminhões apropriados ao lugar onde se aplicará. Em seguida, o revestimento é espalhado e comprimido sob alto aquecimento.