11 JUN 2021
PREFEITO
Prefeitura mantém Onda Vermelha e estipula novas regras para comércio
A Prefeitura de Divinópolis informa que, após análise dos dados relacionados à Covid-19 no município e na região, a cidade permanecerá na Onda Vermelha do Minas Consciente. Na microrregião que Divinópolis está inserida, a situação é crítica e a pontuação no Minas Consciente permanece em 31 pontos. Na Macrorregião os números voltaram a subir, passando de 26 para 29 pontos.

Para que toda a região saia desta situação crítica na pontuação do Minas Consciente, é fundamental a manutenção das medidas preventivas e, principalmente, que o distanciamento social seja respeitado. O uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e o uso de álcool em gel deve fazer parte da rotina de todos.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, os números da fiscalização da Vigilância Sanitária demonstram que uma grande parcela da população ainda não faz a sua parte. “Ainda é grande o número de aglomerações e festas em nossa cidade, que acabam culminando no novo aumento dos índices. É preciso a colaboração de todos! Continuaremos nesse final de semana com as ações de fiscalização, juntamente com a Polícia Militar”, destacou.

Caso tenha conhecimento de alguma irregularidade, o cidadão pode denunciar anonimamente através do Whatsapp da Vigilância Sanitária (37) 9 9111-0030 ou por meio do App Divinópolis, que pode ser baixado no celular pelo App Store ou Google Play Store. No App Divinópolis poderá ser aberto um chamado, selecionando a aba “Coronavírus”.

NOTA EXPLICATIVA

Através de Nota Explicativa, a Prefeitura de Divinópolis, faz algumas alterações no funcionamento do comércio, neste sábado (12/06), em razão do Dia dos Namorados. O comércio varejista em geral, Mercado Central, galerias e shopping atacadista, poderá funcionar de 8h às 16h, desde que, se observe as medidas de prevenção como ter um atendente para cada cliente, mantendo e distanciamento mínimo de três metros entre as pessoas e mantenha o controle de filas.

Os supermercados, açougues, padarias, comércio de água e gás, dentre outros, poderão funcionar até às 22h, respeitando os protocolos sanitários.

Bares e Restaurantes poderão funcionar até 1h do dia seguinte (13/06), observando a obrigatoriedade de três metros entre pessoas, salvo ocupantes da mesma mesa. Deverá haver o distanciamento de três metros entre mesas e ocupação máxima de quatro pessoas por mesa, deste que, do mesmo grupo familiar.

Proibida a venda de produtos para consumo no local por clientes “em pé”. Delivery poderá funcionar 24 horas, mas está proibida a retirada no local após o horário mencionado acima.

É fundamental que todos os comerciantes e empresários leiam a atual Nota Explicativa na íntegra para que tenham conhecimento de todas as alterações. Para as demais atividades não mencionadas na Nota deverão ser observados os horários e recomendações contidas na Nota Explicativa publicada no site da Prefeitura Municipal no último dia 4 de junho.