27 ABR 2021
AGRONEGÓCIOS
Vacinação Solidária arrecada mais de 12,5 toneladas de alimentos

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), divulga novo balanço da Vacinação Solidária, campanha organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que visa a doação de alimentos por pessoas que se direcionam aos postos de imunização contra a Covid-19.

Até a última sexta-feira (23/04), o Banco de Alimentos contabilizou 12.529,001 quilogramas doados, peso equivalente a 480 cestas básicas. Os produtos mais doados pela população foram: arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farináceos (fubá, trigo, milho e mandioca), sal, café, extrato de tomate e biscoitos. Entre os itens arrecadados, 126 kg tiveram que ser descartados por estarem vencidos, estragados, impróprios para consumo ou com embalagens abertas.

Além dos alimentos, também foram arrecadados produtos de higiene e limpeza pessoal, como sabonete, sabão em pó, sabão em barra, desinfetante, detergente, álcool 70%, álcool-gel, limpadores multiuso, creme dental e papel higiênico.

A coordenadora de agricultura e Banco de Alimentos, Cláudia Santana comenta sobre o processo utilizado pelo órgão: “O Banco de Alimentos é responsável por contabilizar as doações, avaliar a condição dos itens, descartar avarias, armazenar corretamente os produtos, separá-los em cestas básicas e encaminhá-los aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras)”, explica.

Após o envio para as unidades do Cras, as cestas básicas serão distribuídas para as famílias cadastradas, que em sua maioria estão em situação de vulnerabilidade financeira, acentuada no último ano pela pandemia.