22 FEV 2021
Aulas na Escola de Música retornam hoje

As aulas das disciplinas teóricas, de Teoria Musical, Solfejo e História da Música; da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, retornam hoje, (22/02), de forma virtual e com todos os alunos e professores cadastrados na nova plataforma. As aulas de prática instrumental nesse novo formato tiveram início no dia 8 de fevereiro.

Com encontros presenciais suspensos desde o dia 18 de março de 2020, a Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva” reestrutura a forma de prestar os serviços para o ano de 2021. Como em todo mundo, o desafio do uso das novas tecnologias também foi enfrentado na instituição, sendo necessária para 2021 uma reformulação da oferta de aulas. Esta adaptação foi projetada para que as aulas aconteçam de forma eficiente à rotina escolar do aluno de música.

Aula remota e plataformas de ensino digital são a tendência dos tempos atuais, para a continuidade de oferta de aulas em meio à necessidade do distanciamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19.

As aulas de prática de instrumento são realizadas por videoconferência, onde aluno e professor têm o contato direto, via aplicativos como o Whatsapp, Google Meet e Zoom. As crianças do Curso de Musicalização Infantil e os alunos do Curso Oficina de Música têm encontros semanais em aula coletiva de toda turma e sua professora pelo Google Meet.

Já com as turmas teóricas, foi criado o Avem (Ambiente Virtual de Ensino Musical). Pelo Avem o aluno receberá semanalmente o material de suas disciplinas teóricas, como videoaulas, exercícios, atividades, textos, apostilas e demais materiais complementares. Ele possui ainda um mural interativo, em que haverá interação de todos os alunos da turma e seus professores, além de permitir que o aluno entregue seus trabalhos e realize provas bem como ter acesso às suas notas.

De acordo com a coordenadora de Educação Musical, Maria Tereza da Cruz Mimoso, “o uso de recursos tecnológicos e a adaptação das aulas para estes novos formatos é prioridade, para que, num futuro próximo, as atividades presenciais sejam retomadas de forma efetiva, levando à comunidade divinopolitana música e grupos de qualidade”, destacou.

As aulas de forma remota continuarão enquanto Divinópolis estiver na Onda Amarela do Minas Consciente, plano estadual de enfrentamento ao Covid-19. As aulas presenciais serão regularizadas quando a cidade estiver na Onda Verde.