27 NOV 2020
Campanhas de vacinação são novamente prorrogadas em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite, Sarampo e Multivacinação foram prorrogadas em todo o estado de Minas Gerais até 4 de dezembro.

O motivo da extensão da campanha é a baixa cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%, tanto para sarampo (adultos de 20 a 49 anos), quanto para a poliomielite (crianças menores de 5 anos).

Poliomielite

Segundo o último relatório, até esta quinta-feira (26/11), 7651 crianças de um a quatro anos receberam as doses. O número corresponde a 74,46% do público-alvo. As crianças de dois anos apresentaram maior porcentagem de cobertura, contabilizando 78,7%.

Sarampo

O informe vacinal apresenta que, até terça-feira (24/11), 29124 adultos de 20 a 49 anos foram imunizados contra a doença, o que representa apenas 27,21% do público. A população do município equivalente a esta faixa etária é de 107.002 pessoas.

Multivacinação

A campanha de multivacinação, voltada para crianças e adolescentes de 0 até 15 anos, não tem meta definida. As cadernetas são avaliadas e serão ofertadas doses de vacinas em atraso, caso necessário.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, alerta sobre a importância em atingir a meta de vacinação. “O público-alvo não correspondeu conforme esperávamos. A campanha foi prorrogada novamente para que todos busquem pela imunização contra doenças que podem ser evitadas com a vacinação, que é a forma mais eficaz de prevenção”, ressalta o secretário.

Fonte: Assessoria PMD