25 NOV 2020
Divinópolis contabiliza 1042 internações por SRAG em 2020

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que, neste ano, 1042 pacientes foram internados em hospitais do município pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O número é 2794% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados equivalem até o último sábado (21/11) e foram registrados pelas seguintes unidades de saúde do município: Hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu e UPA Padre Roberto.

A síndrome gripal é caracterizada no indivíduo que apresente um desses seguintes sintomas: dispneia ou desconforto respiratório; pressão persistente no tórax; saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente e coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças além dos sintomas apresentados, podem apresentar batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Dados da Semana Epidemiológica 47

Entre os 1042 pacientes internados até o dia 21/11, 585 foram hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que equivale a 56,1% dos casos. Em relação a residência dos pacientes, 56,9% são de Divinópolis, correspondendo 593 pessoas.

No que diz respeito ao quadro clínico dos pacientes, 674 foram recuperados, 296 evoluíram para óbito, 67 continuam hospitalizados e cinco pessoas foram transferidas para outro município. A maioria dos pacientes de SRAG são do sexo masculino (53,6%) e a faixa etária predominante entre os hospitalizados é de 60 anos ou mais (59,1%).

Em relação as doenças, um caso foi confirmado pra Influenza, dois casos foram confirmados por outro agente etiológico, 473 casos foram confirmados para coronavírus, 556 não foram especificados e dez casos ainda aguardam resultado laboratorial. Em relação aos casos de Covid-19, 454 foram confirmados por critério laboratorial e 19 foram diagnosticados via critério clínico-imagem.

Fonte: Assessoria PMD