23 NOV 2020
Prefeitura promove “Consulta Pública Mata do Noé”

Os cidadãos poderão encaminhar os questionamentos, tirar dúvidas ou apresentar sugestões sobre a políticas públicas implementadas no local

Poucas cidades do porte de Divinópolis têm o privilégio de possuir, encravado em sua área urbana, um espaço como a Mata do Noé. Extrato do que já foi um dia essa terra do Divino, guarda a biodiversidade e o equilíbrio do ambiental. E a preservação desse patrimônio é tema de uma consulta pública, que está no ar, no site da Prefeitura.

A página disponibiliza todas as documentações relacionadas ao espaço e detalha a criação de uma unidade de conservação na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), proposta pelo município de Divinópolis e o Ministério público de Minas Gerais. O cidadão pode também encaminhar os questionamentos, tirar dúvidas ou apresentar sugestões, através de um formulário eletrônico disponibilizado na página.

O objetivo da proposta de criação da ARIE é o de conciliar a sustentabilidade e o desenvolvimento, preservando e restaurando a diversidade e protegendo paisagens naturais. Além de todos as tratativas públicas sobre o assunto, na atual e em gestões passadas, são apresentados mapas atuais com o as delimitações propostas de preservação e o espaço que ficará fora dessa área. Destaque para os estudos recentes da biodiversidade, com detalhamentos técnicos da fauna e da flora.

Para participar, basta acessar www.divinópolis.mg.gov.br e, no guia de acesso rápido, clicar na aba Consulta Pública Mata do Noé. O link estará disponível até o dia quatro de dezembro. Os envios de sugestões e questionamentos serão respondidos em um prazo de cinco dias uteis.

Fonte: Assessoria PMD