08 JUL 2020
Divinópolis tem 3.775 suspeitos de Covid-19 segundo boletim epidemiológico

O número de pessoas suspeitas de Covid-19 chega à 3.775. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em boletim divulgado nesta quarta-feira (08/07) informou que ao todo, são 431 casos confirmados, 268 descartados e 371 recuperados. O número de óbitos se mantém em 15 casos, representando 3,48% na escala. As informações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”.

Em relação à faixa etária, o novo registro aponta: 29 casos para a população menor que 1 ano; 136 entre 1 e 4 anos; 83 entre 5 e 9 anos;  174 entre 10 e 19 anos; 1808 entre 20 e 39 anos; 1100 entre 40 e 59 anos; e  445 entre as pessoas com idade superior a 60 anos. Do total, 1959 correspondem ao sexo feminino e 1816 ao sexo masculino.

Das confirmações, o maior número de casos está entre os pacientes com idade entre 40 e 59 anos, são 181 ao todo. Um paciente possui idade menor que 1 ano; cinco tem entre 1 e 4 anos; cinco entre 5 e 9 anos; sete entre 10 e 19 anos; 158 entre 20 e 39 anos; e 74 tem mais de 60 anos. Sendo assim, 231 equivalem ao sexo feminino e 200, ao sexo masculino.

Em relação aos pacientes internados nas redes hospitalares do município e que apresentam quadro clínico compatível de Covid-19, até a presente data, 42 estão na enfermaria e 20 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação de leitos totais de UTI para Covid-19 é  de 27,1% . No índice de infecção por 100 mil habitantes, o município marca 180,92% e a taxa de adesão ao isolamento está em 36%.

Nova determinação

Conforme deliberações do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 houve mudança na divisão de leitos para cálculo de percentual. Os leitos agora são separados em “NÃO COVID-19 e COVID-19” para ficarem mais claras as informações sobre ocupação hospitalar.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, conta que a matriz de risco tem ajudado a manter as taxas de ocupações baixas e também tem sido determinante para adequação à novas medidas.

“A construção da matriz foi muito importante, pois nos dá um panorama sobre a situação e nos orienta para a tomada de decisões. Depois que passamos a segui-la, vários outros fatores passou a ser levados em conta, fazendo a diferença e nos auxiliando caso precisemos de uma ação rápida”, salienta Amarildo.

A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando uma denúncia no App Divinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativo e é gratuito.

Fonte: Assessoria PMD