07 JUL 2020
Centro de Triagem inicia acolhimento de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Comitê Gestor de Política Municipal Sobre Drogas, iniciou na noite de segunda-feira (06/07), os trabalhos de encaminhamento de pessoas em situação de rua para o Centro de Triagem, no Ginásio Poliesportivo José Constantino Sobrinho, localizado no bairro Niterói.

O Secretário Municipal de Esportes e Juventude, Léo Franqueira e o Vereador, Renato Ferreira, substituíram os monitores noturnos e atenderam os que aceitaram a assistência.

A equipe de abordagem noturna encaminhou cinco homens para o local, onde tomaram banho, receberam roupas limpas e se abrigaram. Durante esta terça-feira (07/07), passarão por uma avaliação clínica e serão encaminhados para os tratamentos necessários.  Além da questão médica, as pessoas que estão em situação de rua por questões financeiras serão assistidas por uma central de currículos, a fim de conseguir oportunidade no mercado de trabalho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ofereceu todo suporte no transporte dos acolhidos para o Centro de triagem. Os voluntários da equipe foram divididos entre abordagem e no acolhimento no Centro de triagem possibilitando tranquilidade e um efetivo resultado no decorrer do processo.

Também acompanharam a ação o Secretário de Governo, Roberto Chaves e a Gerente da Vigilância Sanitária, Érika Camargos.

A Diretora sobre Drogas e Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, Luciana Capanema, comemora a aceitação das pessoas em situação de rua no primeiro dia do serviço. “Amanhã continuaremos o processo de auxílio aos primeiros acolhidos no centro de triagem. Muito gratificante ver um projeto que foi tão idealizado se tornando realidade. Gratidão a todos que acreditam que juntos somos mais e que podemos fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, finalizou a diretora.

Fonte: Assessoria PMD