12 JUN 2020
Carta aos divinopolitanos

Ao povo de Divinópolis

Desde o início da pandemia no Brasil, a Secretária Municipal de Saúde de Divinópolis   tem se orientado e tomado medidas  institucionais seguindo os protocolos indicados pelo Comitê de enfrentamento Municipal, Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e autoridades sanitárias regionais, que estão ancorados em fundamentos da ciência.

A Secretaria monitora, com atenção, a observância dessa orientação, focada em preservar a vida humana e a saúde pública. Tentamos construir uma barreira sanitária, restritiva e impeditiva da propagação viral, por meio do isolamento social, medida de atestada eficácia, para conter o contágio descontrolado que possa resultar na elevação de perdas de vidas dos divinopolitanos e no colapso do sistema público de saúde.

Campanhas educativas foram promovidas e insumos foram providenciados, pela comunidade e pelo governo municipal, no intuito do  combate à propagação viral. Foramadquiridos e distribuídos itens, como álcool líquido e em gel 70%, máscaras cirúrgicas e de tecido,protetores faciais feitos em impressoras 3D, respiradores, plataformas de monitoramento da evolução do vírus, desinfecção de espaços públicos, blitz com medição de temperatura, entre tantas outras iniciativas. Ações que estão sendo feitas diuturnamente junto aso decretos de isolamento social, visando atitudes e envolvimento para o combate à pandemia.

A educação é imprescindível para conhecer e combater o vírus, haja vista que as políticas públicas de saúde são regidas por postulados científicos, os quais só podem ser auferidos mediante estudos processados pela cognição humana. Mas tudo terá sido em vão se a sociedade não se envolver nesta batalha.

Chegamos a triste marca de 10 pessoas, cidadãos, filhos de Divinópolis que tiveram suas vidas interrompidas pelo COVID 19. A despeito de suas idades e comorbidades, precisamos refletir sobre como vamos seguir no enfrentamento desta Pandemia em nossa cidade, nossa casa.

Quantas vidas ainda termos de perder, para que entendam a importância de não disseminarmos desenfreadamente esse vírus.

A flexibilização veio devido ao sucesso das medidas anteriormente adotadas e para tentamos mitigar os impactos econômicos ao qual a Secretaria e o Comitê também são sensíveis, mas é imprescindível que tenhamos responsabilidade.

No momento as armas que temos são essas, medidas de higiene e ISOLAMENTO SOCIAL.

Por favor fiquem em casa, não saiam desnecessariamente, NÃO FAÇAM FESTAS,

Respeitem a vida, se não a sua pelo menos a de quem você ama!!!

Amarildo de Sousa

Secretário Municipal de Saúde