26 MAI 2020
Aeroporto recebe 6 milhões para investimentos

O Prefeito Galileu Machado assinou na manhã desta terça-feira (26/05), o termo de compromisso com o Ministério da Infraestrutura para a realização de investimentos no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral. O documento garante a liberação de R$ 6 milhões para construção, reforma e reaparelhamento do local, permitindo, além da retomada do voo comercial ligando Divinópolis a Campinas, pela Azul, a possibilidade de ampliação de novos destinos com outras empresas aéreas.

“É com muita alegria que celebramos esse ato. Estamos escrevendo, hoje, um capítulo importante na história do desenvolvimento econômico de Divinópolis, resultado de um trabalho da Prefeitura e do Deputado Domingos Sávio, fundamental em Brasília, para que pudéssemos assinar este termo”, destacou Galileu Machado. Segundo ele, foram inúmeras visitas a Brasília, além de uma importante articulação política. “Quem, ganha é a população, não só de Divinópolis, mas de toda região. O Aeroporto é peça fundamental em um projeto de desenvolvimento”, ressaltou o Prefeito.

Já o deputado Domingos Savio ressaltou a importância dos investimentos não somente para a retomados dos voos, como também para ampliação de rotas, já pensando no futuro. “Os municípios que se prepararem para a pós pandemia estarão a frente economicamente e socialmente depois que este período acabar. O aeroporto tem papel fundamental no fomento econômico, turístico e de geração de emprego e renda para a região. Mais uma vez estou feliz de ter contribuído para esta conquista”. O deputado federal destacou ainda que todos os recursos dos investimentos serão destinados pela União, não havendo contrapartida do município, o que não onera os cofres da cidade em meio a pandemia.

Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Nogueira, e o Assessor Especial de Gabinete, José Alonso Dias, que participaram de forma decisiva no processo de negociação com o governo Federal e na formatação do documento.  Infraero, empresa gestora do Aeroporto Brigadeiro Cabral, foi representado por Nonato Almeida.

O plano de trabalho prevê, entre outras ações, a aquisição de equipamentos de segurança, dentre eles o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), sinalização vertical de instrução obrigatória e instalação de uma EPTA de comunicação com as aeronaves. Estão previstos também reparos e manutenção dos pavimentos da pista e pátio, reformas dos prédios administrativos e melhorias no sistema elétrico e de iluminação. Os recursos anunciados já estão garantidos no orçamento da União. Com assinatura do termo de compromisso, o Município fica liberado para iniciar a fase dos projetos executivos e licitações.

Fonte: Assessoria PMD