15 MAI 2020
201 pacientes testam positivo para dengue em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis alerta toda a população sobre o aumento nos casos de dengue no município. A cidade conta com 465 notificações da doença, mas o dado mais alarmante é o total de 201 pacientes com testes positivos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se preocupa com o esquecimento dos cuidados a serem tomados contra o agente transmissor Aedes aegypti, em detrimento da pandemia do Coronavírus.

A gestão municipal informa que dos 465 casos notificados de Dengue, 197 estão em aberto, isto é, aguardam o processo de análise. Além disso, apenas 67 pacientes tiveram o quadro clínico descartado.

Desde o início do enfrentamento do novo Coronavírus na cidade, a Semusa se atentou à possibilidade de esquecimento das prevenções contra o Aedes aegypti. Transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, o inseto é uma das grandes preocupações da secretaria. Durante todo o ano são realizados mutirões de Combate à Dengue e dedetização com Fumacê.

Além desta medida, várias campanhas de conscientização são realizadas. Ações de panfletagem, campanhas educativas, Dia D Contra a Dengue entre outros. Para efetivar as medidas adotadas, é preciso que a população se conscientize e faça sua parte. Os cidadãos devem eliminar água parada, tampar tambores, poços, cisternas, caixas d’ água e colocar areia fina até a borda dos pratos de plantas.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, alerta sobre a importância da conscientização de toda a comunidade, tomando todas as medidas preventivas essenciais.  "As pessoas que estão em casa, devido o período de quarentena, podem utilizar este tempo em domicílio para verificar possíveis focos de dengue. Os quintais estão entre os locais mais propícios para a proliferação do mosquito", afirmou. "Esta é mais uma batalha em que precisamos lutar juntos", ressaltou o secretário.

Fonte: Assessoria - PMD