14 MAI 2020
SAÚDE
Biblioteca Municipal aumenta prazo de empréstimo de livros durante o isolamento social

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, aumentou para 30 dias o prazo de empréstimo de livros durante a pandemia. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Divinópolis, visando garantir materiais culturais em meio à crise mundial causada pelo Coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) ressalta que o período de quarentena pode ser amenizado através de obras literárias. O serviço está disponível entre segunda e sexta-feira, de 8h às 14h.

A coordenação do setor informa que empréstimos podem ser realizados via telefone fixo e whatsapp, pelos números (37) 3222-7297 e (37) 3222-7183. Após o cadastrado no sistema da biblioteca, a pessoa pode solicitar os livros de seu interesse. Caso os livros estejam disponíveis no acervo, os mesmos serão separados e a retirada dos livros será agendada. Ao fim desse processo de finalização do empréstimo, será emitido um recibo, que deve ser assinado pelo leitor no momento da retirada dos materiais requisitados.

O atendimento será realizado da seguinte forma: poderão ser retirados até quatro livros por cadastro, no período máximo de 30 dias. O acesso aos setores de literatura infantojuvenil e adulto deverão ser agendados diretamente com a instituição, mas só estará disponível para a escolha no acervo e empréstimo. A Biblioteca determina o limite de duas pessoas por vez, acompanhada de um servidor que fará retirada do livro na estante. As seções Pesquisa, Sala de Estudo Individual, Hemeroteca e Brinquedoteca continuarão fechadas ao público. A coordenação ressalta que a cobrança de multa (por dia de devolução atrasado) está estabelecida novamente.

O uso de máscara no local é obrigatório, buscando evitar a disseminação do Covid-19 e manter a segurança dos leitores e servidores no local, explicou Luciene Miranda, Coordenadora do Setor da Biblioteca Municipal. "A retomada dos nossos trabalhos está ligada à responsabilidade dos frequentadores da Biblioteca. Nós, servidores, estamos nos adaptando e tomando medidas que garantam a saúde e bem-estar de todos para que a instituição continue em funcionamento", explicou.

Importância da leitura

Por meio da leitura, a pessoa pode se desligar do mundo real, quebrar as fronteiras da imaginação e descobrir novos universos sem sequer sair do lugar. Encontrar um tempo para ler é um processo habitual, mas pode ser facilitado no período de quarentena do Coronavírus. A leitura permite a expansão dos pensamentos, possibilitando inúmeros caminhos, além de reforçar o potencial pessoal de cada um.

Um leitor assíduo tem mais facilidade em absorver conhecimento, incentivando a sua própria evolução pessoal e profissional. A leitura cotidiana ajuda a alcançar novos patamares, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Muitas pessoas costumam dizer que não têm paciência para ler livros, mas esta prática é uma questão de hábito. É preciso transformar leitura em prazer. Vale ressaltar que, apesar de existirem inúmeras possibilidades textuais, é preciso começar por estilos e histórias que nutrem maior afinidade.

Fonte: Assessoria PMD