13 MAI 2020
Educação à Distância: Semed disponibiliza plataforma online para alunos da rede municipal

O ponto chave do ensino remoto é manter uma comunicação eficaz entre professores e alunos

Devido à imposição das medidas de segurança em virtude da pandemia no novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais em todas as instituições de ensino precisaram ser suspensas por tempo indeterminado. Pensando em minimizar os impactos no processo pedagógico dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com apoio da Diretoria de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico e atendendo uma solicitação do Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereador Eduardo Print Júnior, disponibilizou uma plataforma online no site da Prefeitura Divinópolis para os alunos da rede municipal de ensino. A Plataforma entra no ar nos próximos dias.

O “Módulo EAD” está disponível no Portal do Cidadão e dispõe de diversos conteúdos enviados por profissionais de ensino. O objetivo da inciativa é dar continuidade às atividades, reduzindo os efeitos do distanciamento temporário no cumprimento do calendário do ano letivo, minimizando desigualdades educacionais, além de promover o acesso dos estudantes à aprendizagem.

O documento orientador da normatização foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação (Comed) para apreciação e às escolas, junto as legislações que amparam a nova organização do trabalho pedagógico.

Educação em tempos de pandemia

A Secretária de Educação, Vera Prado, afirmou ser um momento inédito e desafiador em esfera mundial, gerando consequências para todos, em especial à família e aos alunos. “Com a suspensão temporária das aulas presenciais em todas as redes de ensino, torna-se necessário estabelecer a reorganização das atividades educacionais de forma remota. Visamos minimizar os impactos na aprendizagem das crianças e dos estudantes do município de Divinópolis”, conta.

O Diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura, Bruno Pereira, falou sobre a implantação da plataforma. “Desenvolvemos um sistema prático que permite aos alunos o acesso a vários materiais. Além disso, poderão ser utilizados recursos como videoaulas, orientações em redes sociais, aulas via TV, e envio de materiais digitais”, explica.

Vera ressaltou ser fundamental, diversificar as experiências de aprendizagem através do envolvimento da família. “A contribuição dos responsáveis é indispensável para que os estudantes criem uma rotina de estudo, para continuarem aprendendo mesmo que virtualmente”, reforça.

Segundo o Vereador, Eduardo Print Júnior, a preocupação não termina com o lançamento da plataforma. “Sabemos que muitos ainda não tem acesso à internet em sua residência. Dessa forma estamos em negociação com a TV Candidés para que sejam transmitidas as aulas. Assim os alunos que não tiverem como fazer pelo computador terão acesso via televisão. Nossa maior preocupação é levar o ensino para todas as crianças nesse período de pandemia”, reforça.

Passo a passo

Acesse o Portal do Cidadão e em seguida, clique na opção Módulo EAD. Caso não possua um login no sistema, faça seu cadastro através do botão “Registrar-me”. A pessoa que irá realizar o cadastro deverá ser o responsável legal do aluno. Preencha todos os dados conforme solicita a plataforma.

Logo após, clique em “Serviços” e depois “Educação à Distância”. Os pais que possuírem mais de um aluno sob sua responsabilidade, podem de acordo com suas necessidades, escolher o nome do filho que irá participar das atividades na parte superior da tela.

Os exercícios em aberto são listados na parte inferior, mantendo uma ordem de acordo com a data de publicação. Além disso, o sistema segue quatro etapas. Primeiro, consta o período de publicação e em seguida as datas de início e entrega das tarefas. O sistema informa se a atividade possui pendências ou não na aba “Concluída”.

Existem três tipos de classificações de conteúdo no Módulo EAD, e estão listados abaixo.

Material Didático

O aluno consegue acessar os conteúdos enviados pelo (a) professor (a), incluindo textos, conteúdos audiovisuais, outros tipos de arquivo e bibliografia. Em caso de dúvidas, o estudante pode enviar seu questionamento através da opção “Perguntas ao professor”, e até mesmo, incluir materiais de complemento.

Tarefa

Nessa opção, constam os exercícios que deverão ser entregues pelos alunos aos profissionais de ensino, com data de entrega já prevista. No campo “Envio de arquivos de resposta”, o estudante deve anexar o arquivo que contém as resoluções das atividades propostas. Podem ser enviados o máximo de documentos como desenhos e fotos do caderno, para complementar as respostas.

Atividade

Nessa opção, clique no botão de “Conclusão” para finalizar a tarefa. A ação indica que não existem pendências nos conteúdos2. Os pais devem prestar atenção nos prazos de conclusão dos exercícios e acessar com frequência o portal para não perderem nenhum material disponibilizado.

A educação passa por uma fase de adaptação, assim como em vários âmbitos. O ensino remoto não substitui o caráter educativo das aulas presencias, mas em contrapartida, favorece a ampliação do processo didático como explica Vera Prado.  “Depois desse momento, a educação terá um novo sentido. O processo do ensinar e do aprender será diferente, pois teremos a construção de novos espaços de aprendizagem para além do cenário da sala de aula”, finaliza.

Segue link com o vídeo explicativo: https://we.tl/t-tleb9QR3gm

Fonte: Assessoria PMD