11 MAI 2020
PREFEITO
Prefeitura instala antenas de telefonia móvel na zona rural

Em busca de ampliar integração municipal, promovendo a inclusão tecnológica, a Prefeitura de Divinópolis irá instalar antenas de telefonia móvel na zona rural. As primeiras regiões assistidas pela iniciativa serão as Comunidades Buritis e Djalma Dutra. A Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) busca facilitar o acesso aos meios de comunicação para a população que vive em locais mais afastados dos grandes centros urbanos. Com melhor sinal telefônico, os indivíduos podem contar com uma significativa melhora na qualidade de vida, como ferramenta de segurança por exemplo.

A instauração de antenas nas comunidades rurais será um aliado fundamental para os pequenos produtores e trabalhadores da agricultura familiar. Os meios de comunicação poderão ser usados como plataformas de venda para seus produtos. Além disso, os produtores podem utilizar os novos acessos para se informar sobre novas práticas agropecuárias, novas tecnologias do campo, entre outros.

A inserção do sinal telefônico atua, também, como um influenciador na permanência das pessoas no campo, explicou o Secretário Municipal de Agronegócios, Gustavo Mendes. "Ao levarmos as antenas às áreas rurais, permitimos que os moradores desfrutem dos mesmos meios de comunicação já disseminados na cidade. Estamos, apenas, garantindo a assistência necessária que a população precisa para conquistar mais independência e acessibilidade", esclareceu. "O sinal telefônico atuará como um suporte facilitador", afirmou o secretário.

Segundo o Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, esse projeto é iniciativa que afirma a parceria da gestão administrativa com todas as comunidades rurais, buscando sempre inserir medidas de melhoria para toda a população. "Sempre ressaltei a importância de nos conectarmos com a zona rural, assegurando aos moradores todos os direitos e atividades básicas", afirmou. "Mesmo precisando percorrer uma distância maior para chegar, as comunidades rurais são parte fundamental na nossa cidade. São peça chave na agricultura e pecuária, mas principalmente nas culturas e tradições. Vamos sempre fazer o possível para garantir o melhor para eles", ressaltou.

Divinópolis é inscrita no projeto Alô, Minas!

A iniciativa de se inscrever no projeto Alô, Minas! foi do Prefeito Galileu através da Semag. O programa consiste Municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que não possuem acesso à telefonia móvel podiam se inscrever no projeto "Alô, Minas!", criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). Com objetivo de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torná-la mais dinâmica e ágil, o Programa Minas Atende foi lançado em 2019.

Responsabilidade Municipal

A Prefeitura deve disponibilizar terreno para a operadora que prestará o Serviço Móvel Pessoal (SMP), além de construir e manter acessível as vias de acesso para o deslocamento até a antena. A gestão municipal deve garantir a tramitação ágil, junto aos órgãos competentes, dos trâmites necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos interligados ao projeto.

O Governo é responsável por realizar a seleção pública com as operadoras prestadoras de SMP para implementar o serviço nos novos distritos e localidades selecionados, além de intermediar e acompanhar a relação entre o município e a empresa selecionada.

Fonte: Assessoria PMD