11 MAI 2020
AGRONEGÓCIOS
Prefeitura cria horta municipal para distribuição de alimentos orgânicos

Mais do que nunca, valoriza-se a saúde e entende-se a importância de cultivar o bem-estar do organismo. Assegurando estes mesmos direitos a seus servidores, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Agronegócios (Semag), inicia a preparação de uma horta no Pátio da instituição. O projeto visa garantir os alimentos saudáveis básicos aos servidores públicos e auxiliar na demanda nutricional dos mesmos. Em sua primeira fase, o programa vai atender somente os trabalhadores do Pátio, onde serão plantados e distribuídos as hortaliças.

Funcionários das Secretarias Municipais de Serviços e Operações Urbanas (Semsur), de Agronegócios (Semag) e da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) serão os primeiros assistidos pela horta municipal. Estima-se que, ao longo do projeto, com a intensificação e crescimento da plantação, ele será estendido para novos membros do setor público. A colheita dos alimentos será efetuada todas as segundas-feiras e, no mesmo dia, o montante será dividido e entregue gratuitamente para os servidores no refeitório do Pátio.

Segundo o Secretário Municipal de Agronegócios, Gustavo Mendes, a horta será uma medida criativa para a melhora no quadro nutricional dos trabalhadores públicos, além de propagar medidas sustentáveis por todas as secretarias da cidade. "Nosso objetivo principal é disseminar ideias de cuidado com a própria saúde, principalmente os benefícios de uma boa alimentação. Mas este não será o único ganho do programa. A horta será um meio de proporcionar maior contato com a natureza e práticas sustentáveis", esclareceu.

A criação de uma horta municipal sempre foi um desejo da atual gestão administrativa da cidade, afirmou o Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado. "Conseguimos realizar este projeto após planejamento e estudo. Decidimos, com a ajuda da Semag, que estávamos preparados para dar este passo", explicou. "Estamos enfrentando um momento no qual é indispensável o cuidado com o outro. É nosso dever se preocupar com a saúde de todos e instaurar medidas que ajudem os nossos servidores a manter uma vida mais saudável", esclareceu o prefeito.

Benefícios da escolha por alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos e antibióticos, não oferecendo resíduos desses compostos ao organismo, garantindo mais segurança à saúde. Acredita-se que estes produtos são mais nutritivos, pois podem apresentar mais vitaminas e minerais. Além disso, a agricultura orgânica é mais sustentável: a prática não agride o solo, água, a fauna e a flora.

Dessa forma, os cidadãos colaboram na instauração de medidas que não afetam o meio ambiente, ao modo que garantem uma alimentação de qualidade para si mesmos e suas famílias.

Fonte: Assessoria PMD