22 ABR 2020
Divinópolis comemora 130 anos da chegada da ferrovia

A Prefeitura de Divinópolis, juntamente com a Secretária Municipal de Cultura (Semc), comemora nesta quarta-feira (22/04), os 130 da construção da primeira estrada de ferro da cidade. O serviço ferroviário foi de extrema importância no século 19 para o município, fazendo com que a cidade se tornasse a principal polo do Centro-Oeste.

A ferrovia que se encontra atualmente no campo do Flamengo, primeiramente foi erguida ao final da Avenida do Comércio. Junto com ela, também foi dada como concluída as obras da Estrada de Ferro Oeste de Minas e sua chegada ao então Arraial do Espírito Santo do Itapecerica. Foi apenas na semana seguinte do ano de 1890, há exatos 130 anos, que ocorrem as festividades dessa inauguração marcante para a história da cidade.

A Estação instituída, conhecida hoje como Estação da Cultura ou Henrique Galvão por levar o nome do engenheiro chefe desta companhia, inaugurou em 1910 o seu serviço ferroviário. No começo, era somente esta pequena construção a esquerda, porém foi erguido o prédio a direita para atender melhor às necessidades. O projeto arquitetado dessa forma abasteceu o ramal da cidade até o ano de 1916, quando foi construído o edifício atual.

Através da estrutura de ferrovias foi edificado uma das mais expressivas manifestações culturais do município, tendo um grande valor empírico para os cidadãos. As linhas que primeiramente transportavam cargas, depois passaram a ser usada como meio de transporte e geraram empregos para a população local. Sendo responsável pela ampliação dos vínculos comerciais e sociais entre as cidades.

De acordo com Gustavo Mendes, Secretário Municipal de Cultura, para mantermos a história da cidade sempre com a chama acesa na mente da memória dos divinopolitanos, é preciso relembrar momentos marcantes da nossa cidade. “Com as recomendações de evitar aglomerações, vamos registrar esse dia histórico com a matéria, mas não podemos deixar de celebrar a data de inauguração da primeira ferrovia que foi porta de entrada para o crescimento comercial e social de Divinópolis”, completa.

Fonte: Assessoria PMD