03 ABR 2020
PREFEITO
Nota de esclarecimento

Divinópolis, 3 de abril de 2020 - Chega a ser desumana a capacidade de algumas pessoas em tentar tirar proveito de situações críticas. Pior ainda quando usam isso na tentativa de manipular a opinião pública e de representação de classes como mera escada política ou ato de interesse próprio. Tal afirmação se dá diante de uma montagem que circula nas redes sociais tentando colocar nas costas do Prefeito Galileu Teixeira Machado a responsabilidade pelas medidas de isolamento social adotadas hoje em Divinópolis, bem como em todo o Estado de Minas Gerais, através de um decreto do Governador Romeu Zema.

Algumas verdades precisam ser aqui pontuadas, de forma definitiva, para que esses inescrupulosos parem de tentar tirar vantagens de momentos de dor e sofrimento como o que o mundo vive hoje. Assim, é preciso ficar claro que, no primeiro momento, ainda diante da sensação de espanto e terror que acometia todo o País com o surgimento exponencial de casos, a Prefeitura de Divinópolis foi, sim, uma das primeiras cidades do Brasil a adotar medidas importantes de contenção da Covid-19, tornando-se referência para vários outros municípios. Com o agravamento da situação, o Estado, então, assume o controle dessas ações restritivas, dentro do ordenamento constitucional e de parâmetros técnicos de saúde pública, e estabelece o que pode e o que não pode funcionar. A partir desse momento, Divinópolis passa a adotar as medidas do Governo de Minas como referência.

E é neste contexto que a Administração tem mantido o diálogo com os diversos segmentos sociais, a partir do respeito às diversas circunstâncias que permeiam esse momento, em que uma difícil realidade atinge não só Divinópolis, Minas ou o Brasil. Mas trata-se de uma encruzilhada mundial ainda sem resposta por parte dos principais líderes mundiais.  Atribuir ao Executivo Municipal uma decisão que nem mesmo o principal mandatário do Brasil conseguir impor, e esta colocação é apresentado aqui sem nenhum julgamento de valor ou conotação ideológica, é um ato cruel.

Dizer que a Prefeitura não assume nada também é uma argumentação rasteira, típica dos irresponsáveis ou dos inescrupulosos. A decisão da Prefeitura é clara: ela irá seguir o ordenamento jurídico e cumprir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais que, até o presente momento, orienta que os municípios devem manter suspensas as atividades que podem gerar aglomeração de pessoas.

Divinópolis tem características de polo regional e, justamente por isso, tem maiores chances de ter seu sistema de saúde colapsado por essa epidemia, o que pode levar a deficiência na prestação de saúde para a população eventualmente contaminada, gerando, potencialmente, risco de vida para as pessoas.

E mesmo tendo tal decisão como norte, não se furta em manter o diálogo com representações de que não concordem com isso. Aliás, se dispõem, como poder público, a tentar intermediar um encontro para tratar do assunto entre estes representantes de classe e o próprio Governador Romeu Zema, que tem, entre as lideranças locais, companheiros de partido e integrantes de sua base política, o que pode ser um facilitador na hora se ter acesso a quem realmente pode resolver as solicitações apresentadas.

Fonte: Assessoria PMD