26 NOV 2019
Secretaria de Cultura promove capacitação para artistas locais

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), promoverá uma capacitação para os artistas municipais, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Campus Divinópolis, sala 510, Bloco 5, nesta sexta-feira (29/11), entre 14h e 18h. A capacitação para os próximos três editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC) será realizada no município com a presença Diretoria de Articulação e Integração Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

O objetivo é capacitar os interessados a se inscrever nos projetos inseridos nas publicações. O FEC é um mecanismo de assistência financeira que visa à realização de projetos culturais apresentados pelos órgãos municipais e estaduais de cultura. A Secult apoia, através de seus editais e premiações, projetos da sociedade civil que fomentam a arte. Os editais englobam três instâncias. A primeira, Culturas Populares, será destinada à premiação de pessoas físicas e conta com o orçamento total de R$500 mil, podendo compreender R$ 25 mil por projeto. Já a segunda, Nossa Cultura, será voltada para pessoas jurídicas e engloba um total de R$ 1 milhão para ser distribuído em projetos individuais. Estes podem alcançar até R$40 mil em seu orçamento. Por fim, Nossa Cultura compreenderá somente pessoas físicas. Seu valor total também é disposto de R$ 1 milhão, mas os projetos individuais podem garantir auxílio de R$25 mil.

Devido à importância desse encontro, o Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, ressalta a necessidade da participação da classe artística local. “É preciso que os representantes culturais estejam presentes para entender a FEC e, assim, garantir o apoio financeiro a sua arte. Precisamos lembrar que essa é uma forma de enriquecer a arte e a cultura popular em nossa cidade”, esclareceu.

O secretário disse ainda que o encontro além de capacitar, visa estabelecer o debate sobre a necessidade da cultura e do investimento na mesma por parte do governo, assim como por empreendedores locais. Para participar do encontro, o interessado deve fazer sua inscrição prévia. Para se inscrever é necessário entrar em contato através do telefone (37)3229-6603, nos horários de 8h às 11h e 13h às 17h.