18 OUT 2019
AGRONEGÓCIOS
Banco de Alimentos completa aniversário homenageando parceiros

O Banco de Alimentos completou um ano de atividades. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), comemorou aniversário realizando homenagens às empresas parceiras nesta quinta-feira (17/10), na sede do setor. No evento foram entregues selos e certificados de “Parceiro Amigo”, como também de “Entidade Responsável”.

A data do evento foi escolhida devido ao Dia Mundial da Alimentação (DMA), lembrado anualmente em 16 de outubro. São meses beneficiando instituições filantrópicas, a fim de combater a fome e o desperdício. Visando a segurança alimentar e o acesso ao direito ao alimento.

Segundo a nutricionista e representante da Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas (Acccom), Jordana Ribeiro, receber os alimentos é muito importante para diminuir os custos da entidade. “As doações proporcionam a redução de gastos, além de refeições de qualidade e com alimentos variados para os pacientes”, explicou. Jordana reforça ainda que a Acccom fornece os alimentos para os mais necessitados, para que possam se alimentar de forma adequada quando não estão na associação.

O Presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Cooprafad), José Branquinho, declara que este é um marco no município. “O programa tem feito papel importante, recolhendo produtos sem valor comercial e destinando corretamente para entidades e pessoas que precisam, além de incentivar o não desperdício”, reforçou.

De acordo a Coordenadora de Agricultura e do Banco de Alimentos da Secretaria de Agronegócios, Cláudia Santana,  é uma honra compartilhar esta data com todos os parceiros do projeto. “Todos são peça fundamental. Este mês doamos número recorde de alimentos, foram 6,5 toneladas destinadas para as entidades cadastradas. É muito bom poder homenagear nossos parceiros”, comemorou.

O Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, esteve presente no evento. Como um dos fundadores do programa, Gustavo começou o mandato na Secretaria de Agronegócios e ajudou no crescimento do banco. “Começamos com muita dificuldade e hoje ver a potência que este projeto se tornou. É gratificante saber que somos colaboradores do ambiente e das entidades municipais”, ressaltou.

O representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Mário Rabelo, ressaltou a importância desta conquista para o município. “É com extrema alegria que pude acompanhar a trajetória desse programa. A cidade só terá ganhos com essa ferramenta de apoio à comunidade, além de minimizar os problemas de segurança alimentar”, esclareceu.

O vereador Eduardo Print Júnior parabenizou a equipe e todos que aderiram ao projeto municipal. “Buscar onde sobra para alimentar onde falta é o lema do Banco. Um ano de conquistas com muita alegria e com a certeza de que este crescimento do movimento só tem a agregar mais pessoas”, reforçou.

Para ser um doador do Banco de Alimentos a empresa deve cadastrar-se na Rua José Balbino Pereira, n° 81, bairro Espírito Santo, ou por telefone 3213-6973.