10 SET 2019
Educação elege textos para etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou resultados da etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa com o tema “Escrevendo o futuro”. A fase completou-se entre 4 e 5 de setembro. A comissão julgadora do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) selecionou textos que representarão o município na etapa estadual.

O governo municipal participa da Olimpíada da Língua Portuguesa 2019 para escolas de 5º a 9º ano da rede municipal. Para apoiar professores no desenvolvimento de trabalhos, CRPE oferece cursos de formação continuada e capacitação, de acordo com categorias de prêmios para alunos que produzem textos.

A etapa estadual será em 26 de setembro. Nessa fase, secretarias estaduais de educação organizam comissões julgadoras estaduais e submetem-lhes produções que representarão o Estado na olimpíada.

O poema escolhido foi “O Lugar onde Eu Vivo”, redigido por aluna Leandra Paula Fernandes, orientada por professora Regina de Assis Santos Dias, da Escola Municipal São Geraldo, dirigida por Marlandes de Fátima Evaristo.

O texto “Memórias Literárias” é da E.M. Benjamin Constant, dirigida por Rosangela Maria Delgado. O aluno Antônio Júnio Gonçalves é o autor orientado por professora Christiane Mello de Sousa com o tema “Pelas passagens das minhas memórias”.

Outro texto de mesmo gênero é “Heróis de Batina”, escrito por Maria Clara Silva Pereira. A orientação foi de professora Elizete Vilela de Faria Silva, da E.M. Otávio Olímpio de Oliveira, coordenada por Maria Regina Carregal de Souza.

A crônica escolhida foi “Sacola Cheia ou Ouvido Doendo?”, redigido por Graziela Gomes de Oliveira, orientada por professora Elizete Vilela de Faria Silva. A aluna é da E.M. Otávio Olímpio de Oliveira, dirigida por Maria Regina Carregal de Souza.

Outro texto similar é “O Malabarista do Semáforo”. A autora é Letícia Machado de Oliveira, aluna na Escola Estadual Joaquim Nabuco, dirigida por Roberto Rodrigues Ribeiro, com orientação de professor José Adalberto de Moura.