07 JUN 2019
Guarda Municipal: origem do dinheiro

Divinópolis, 7 de junho de 2019 - Quando todos esperavam que o vereador Sargento Elton fosse finalmente confirmar as fontes dos recursos que prometeu, para viabilizar a implantação da Guarda Municipal em Divinópolis, amplamente divulgada pelo mesmo nos seus dois anos iniciais de mandato, eis que o nobre edil utiliza sua fala na Câmara para desconversar sobre o assunto e propor uma discussão etimológica.

Sem se explicar sobre a origem do dinheiro que ele próprio prometeu liberar, através de seus contatos em Brasília, Elton tentou desviar o foco. Para isso, alegou que não pode liberar os recursos, porque a pasta não se chama Secretaria Municipal de Segurança Pública, mas sim de Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública.

A justificativa é, no mínimo, uma provocação à inteligência de quem acompanha essas questões. O nome da secretaria não influenciaria em nada, uma vez que a pasta contempla a Segurança Pública. A não ser que o vereador não concorde com o trabalho em parceria entre trânsito e o setor proposto ou deseje a criação de uma nova secretaria.
A parte do Município compromissada foi cumprida. Agora, falta que se viabilize a promessa feita por vereador de confirmar a fonte dos recursos que ele conseguiu para manter a Guarda Municipal. O próprio vereador esteve no gabinete do Prefeito Galileu Machado propondo a parceria.

É importante destacar que, quando o vereador conseguir a liberação dos recursos, será necessária a nomeação de cargos de chefia na área de segurança: comissionados ou de carreia elevados a tal condição. Tal necessidade é de conhecimento do edil, não havendo depois motivos para críticas descabidas a tais conduções.

Segundo o vereador, as dificuldades financeiras por que passa o município não seriam empecilho para tal criação, uma vez que, graças aos contatos por ele articulados na Capital Federal garantiriam, através de um fundo nacional, os recursos para cobrir a contratação de, no mínimo, 70 agentes, além do custo operacional. Sem a parceria, torna-se inviável a Prefeitura criar e manter a Guarda Municipal, por mais importante que possa ser seu papel. Desta forma, a prefeitura acredita na manifestação das demais partes envolvidas para viabilizar o projeto, desde de que o edil garanta que o repasse se dará de forma contínua, a exemplo dos recursos conveniados com a educação e saúde.