05 JUN 2019
Em 1º de junho, Galileu Machado fala do orgulho em administrar Divinópolis

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, em 1º de junho, no aniversário do município, em discurso, durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras na rotatória da Praça Dom Cristiano, lembrou a passagem de todos os prefeitos que contribuíram a emancipação do município. Também em seu discurso, afirmou das dificuldades que impedem investimentos prioritários.

O prefeito afirmou se sentir orgulhoso em administrar o município pela quarta vez. Galileu se referiu a Divinópolis como mãe a amada. “Não posso esconder o orgulho que tenho de mais uma vez poder te conduzir pelas veredas da vida. É a quarta vez que seguro sua mão para, juntos, seguirmos o caminho da esperança, da fé no trabalho e da busca por dias melhores”, destacou.

Ainda no discurso, o prefeito fez questão de lembrar-se da dificuldade financeira enfrentada por Divinópolis. “O Estado que te abriga passa por momentos de severa instabilidade financeira e de carestia de recursos, e, no afã de honrar seus próprios compromissos, deitou a mão no que pertence ao povo de Divinópolis, causando grande e grave desfalque para o tesouro municipal. Os tempos têm sido duros e difíceis e as batalhas, que não são poucas, vão sendo vencidas uma a uma, dia após dia, graças à valorosa ação de muitos de seus filhos”, afirmou.

Discurso na integra

“Minha querida Divinópolis,

Sua numerosa família celebra mais um ano de sua existência. E, junto a ela, está um dos seus filhos, que te viu ainda jovem e te ajudou a escolher seus caminhos.

Francisco Machado Gontijo, João Severino e outros, batalharam para a emancipação do Município, desmembrando de Itapecerica, culminando para hoje ser uma das dez melhores cidades de Minas Gerais.

Antônio Olímpio de Morais, Sebastião Guimarães, JoãoNotini, Pedro Xavier Gontijo, Antônio Gonçalves de Matos, Alvimar Mourão, Fábio Botelho Notini, Walchir Resende, Antônio Martins Guimarães, Aristides Salgado, Domingos Sávio, Demetrius Pereira, Vladimir Azevedo não foram poucos os que te deram a mão e te apoiaram na aurora e no amadurecer de sua vida. De minha parte, sempre procurei fazer por você tudo aquilo que um filho faz pela mãe amada. Sempre levei e ainda levo seu nome no mais fundo da alma, aonde quer que eu vá.

Não posso esconder o orgulho que tenho de mais uma vez poder te conduzir pelas veredas da vida. É a quarta vez que seguro sua mão para, juntos, seguirmos o caminho da esperança, da fé no trabalho e da busca por dias melhores.

Querida Divinópolis, como é sabido por todos, o Estado que te abriga passa por momentos de severa instabilidade financeira e de carestia de recursos, e, no afã de honrar seus próprios compromissos, deitou a mão no que pertence ao povo de Divinópolis, causando grande e grave desfalque para o tesouro municipal. Os tempos têm sido duros e difíceis e as batalhas, que não são poucas, vão sendo vencidas uma a uma, dia após dia, graças à valorosa ação de muitos de seus filhos.

Mas tenho fé em Deus que sairão muitas obras já programadas, licitadas, ou que serão licitadas, onde cito as principais: Asfaltamento Grajaú, São Simão, Terra Azul, apartamentos para os moradores que tiveram suas casas demolidas no Alto São Vicente, 24 apartamentos, dois CMEI’s, Postos de Saúde no Jardim das Oliveiras, Santo André e também recapeamentos em várias ruas. E ainda o término da sede da Prefeitura na Avenida Paraná (asa esquerda) onde será localizado a Settrans. Obras que tenho certeza que equivalem a um mandato de quatro anos.

Não há lugar para lamúrias ou mágoas, tristezas ou desolações. A regra mesmo é o trabalho e a dedicação incessantes, o compromisso com a causa pública e a busca pelo bem comum.

Apesar de tudo e de alguns, o ódio foi posto de lado, porque ele obscurece os sentidos e ocupa a mente, impedindo o caminhante de enxergar a estrada que precisa ser seguidaem busca de um êxito que a todos interessa.

De coração aberto e peito arfante, digo-lhe sem pestanejar, minha amada Divinópolis: te amo demais para te deixar sozinha em meio às lutas dos dias de hoje!É um desabafo de um filho. Fiz o que pude – e fiz muito – para que você se tornasse o que hoje é. Conheço-lhe em detalhes, pois muitos deles ajudei a desenhar no traçado que hoje você ostenta com grandeza. Como muitos que me antecederam, sempre te imaginei e te quis forte, pujante, cada vez mais destacada no altar do centro-oeste mineiro.

Há muito por fazer, há muito por avançar, e o tempo urge. Urge pela união de esforços em prol de um objetivo comum, a bem do povo que também te chama de mãe. Todos os seus filhos te abraçam nesta data festiva e estão prontos a fazer por você tudo o que for necessário para que você viva dias melhores e continue a brilhar forte em meio à constelação de cidades que te rodeiam.

O hino composto em sua homenagem, cantado com orgulho por todos que te amam, resume bem o sentimento comum:

Das terras do Oeste, princesa altaneira

Cidade-Oficina, de filhos leais,

És tu, Divinópolis, bem brasileira

Parcela fecunda de Minas Gerais.

Parabéns, minha querida Divinópolis! Que o Divino Espírito Santo te abençoe e te guarde, hoje e sempre!"

Galileu Teixeira Machado

Prefeito de Divinópolis