31 MAI 2019
São Geraldo completa 50 anos com Festa Junina

A Escola Municipal São Geraldo (EMSG), realizará seu tradicional Arraiá em 8 de junho, das 16h às 20h, em frente à sua sede. A festa reúne anualmente estudantes, familiares, educadores e funcionários da instituição, em um grande momento cultural de integração e de confraternização.

Em 2019, o tema escolhido para festa junina é “EMSG 50 anos - 50 parcerias que dão certo”. Sendo uma pré-festa da instituição, o tema destaca a importância das parcerias em prol da educação. O evento terá apresentação de dança, comidas típicas e muitas brincadeiras.

O próprio Plano Nacional da Educação (PNE), dentro da Meta 6, que trata do tema propõe a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos, equipamentos públicos, como: centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinema e planetários. “Nesse sentido, as parcerias são uma estratégia privilegiada para explorar potencialidades e propiciar uma formação mais completa dos educandos por meio de ações socioeducativas - aquelas que, promovendo os pressupostos da educação integral, conjugam educação e proteção social e permitem enfrentar as desigualdades sociais”, destacou a diretora Marlandes.

A Escola Municipal São Geraldo teve seu início de funcionamento em fevereiro de 1969, em duas salas cedidas pela igreja de São Geraldo. Ao final deste mesmo ano, a escola passou a funcionar em uma casa na rua Ceará. Em decorrência do grande número de matrículas, ao final do ano de 1980, o funcionamento da Escola passou a ser em outro imóvel e em 1981, foi criado o Pré-Escolar Municipal São Geraldo. Funcionando durante cinco anos neste lugar.

Em 1986, o local onde funcionava a escola foi vendido, obrigando a Comunidade Escolar à uma nova mobilização. Foram apresentadas sugestões, dentre elas a compra de um terreno próximo à escola para a construção da sede própria. Em 15 de outubro de 1986 foi entregue à comunidade a sede própria do Pré-Escolar Municipal São Geraldo, onde funciona até hoje. O nome “São Geraldo” foi escolhido em homenagem ao padroeiro e por ter a escola iniciado suas atividades em salas cedidas pela Igreja de São Geraldo.

Escola Municipal São Geraldo está localizada na Rua Alagoas nº 334 – Centro. Atualmente conta com 278 alunos, do 1° ao 5° ano/ 1° ciclo. A atual administração é formada pela diretora Marlandes de Fátima Evaristo e Silva e pela vice-diretora Nara Dias de Andrade Fonseca.