15 MAI 2019
Cmei Maria da Conceição comemora 33 anos

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Conceição Fernandes, localizado no bairro Nações, comemora seu 33º aniversário. Em comemoração à data, nesse sábado (18/05), a partir das 9 horas, acontecerão as tarefas especiais da Gincana Solidária.

Haverá apresentação e grito de guerra de cada equipe, animação e desfile com todos os integrantes, homenagem a uma pessoa que fez parte da história do Cmei, arrecadação e doação de cesta de alimentos para famílias carentes e da Comunidade Aliança da Misericórdia, apresentação do hino e, ainda, circuito de brincadeiras.

O Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Nações nasceu do desejo dos moradores do bairro de proporcionar às mães carentes um espaço seguro em condições de abrigar seus filhos enquanto estivessem trabalhando. Uma comissão formada pelos moradores conseguiu o apoio da Prefeitura; e, em 1986, a creche passou a funcionar no salão comunitário, inicialmente atendendo 20 crianças.

Em 1988, a creche mudou-se para uma casa alugada pela Prefeitura na Rua Uruguai e funcionou no local por um ano. Em 1988, foi iniciada a construção do prédio da creche, e este foi inaugurado em 23 de maio de 1989 pelo então prefeito Galileu Teixeira Machado, que concluiu a obra iniciada na gestão anterior.

Na ocasião, o centro recebeu o nome de Creche Municipal Maria da Conceição Fernandes em homenagem a uma benfeitora do bairro, cuja família doou o terreno para a construção do prédio.

Em 1998, atendendo a outra necessidade do bairro, foi criada a Escola Municipal Professor Paulo Freire, que funcionou provisoriamente no prédio da Creche Municipal Maria da Conceição Fernandes, atendendo as crianças do ensino fundamental até o ano 2000. Quando terminou a construção do prédio, a escola foi inaugurada.

Em dezembro de 2002, a creche passa a chamar-se Centro Municipal de Educação Infantil Maria da Conceição Fernandes. Em 2019, ultrapassou 150 alunos matriculados. Hoje o espaço funciona com quatro turmas no período matutino e outras quatro no período vespertino.

A unidade de ensino atende crianças dos bairros Nações, Padre Eustáquio, Dona Rosa, Vila das Roseiras, Paraíso e Santa Lúcia. Em sua maioria, são crianças carentes, que necessitam de cuidados e incentivos. O espaço tem parceiros como o Centro de Saúde do bairro Nações e a Igreja Nossa Senhora das Dores.

O Centro Municipal de Educação Infantil Maria da Conceição Fernandes está localizado na Rua Bolívia, nº 751, no bairro Nações. A atual gestão é formada pela diretora Meire Cristina dos Santos e pela vice-diretora Cristina Aparecida de Moura Lopes.