10 ABR 2019
Prefeitura recebe Prêmio Cidades Inteligentes

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, recebeu, nessa quarta-feira (10/04), o Prêmio Cidades Inteligentes pelo Projeto Construção Participativa do Plano de Mobilidade Urbana do Município. A solenidade realizou-se em Belo Horizonte e contou com presença de servidores da Prefeitura, membros da comissão técnica responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade de Divinópolis e do secretário municipal de Governo, Roberto Chaves, que representou o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado.

Dentre diversas iniciativas oriundas de seis macrorregiões de Minas Gerais (Região Metropolitana, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Centro-Oeste e Zona da Mata), o projeto de Divinópolis obteve destaque e foi homenageado com o prêmio na cerimônia de abertura do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

O Prêmio Cidades Inteligentes busca a ressignificação das cidades como ecossistemas humanos. Apenas 20 inscritos foram selecionados e homenageados – Divinópolis recebeu a estatueta com a Chama da Paz, que representa o conhecimento. A honraria é uma alusão à chama, elemento considerado a alma do fogo, que representa o saber queimando a ignorância.

A secretária municipal do Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Flávia D’Alessandro, destacou a importância dessa premiação. “Este prêmio foi graças a uma equipe que, durante meses, se debruçou neste projeto, além do importante apoio do prefeito Galileu Machado; graças também à população e a diversas entidades que abraçaram a ideia e participaram ativamente desta construção. Este prêmio não é só nosso, é também de todos que nos ajudaram a pensar numa cidade melhor”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Roberto Chaves, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe técnica da Prefeitura. “É com grande satisfação que Divinópolis recebe hoje esta homenagem, fruto de um importante trabalho desenvolvido pela equipe formada por membros das Secretarias Municipais de Governo, por meio da Gerência de Marketing e da Assessoria de Monitoramento de Mídias Sociais, de Meio Ambiente e de Trânsito, a quem devemos parabenizar pelo belíssimo projeto, que tantos benefícios trará à cidade e à população no campo da mobilidade urbana”, ressaltou.

A premiação é uma iniciativa da instituição de ensino Brasil Master, em parceria com associações macrorregionais e consórcios públicos do Estado.

São membros da comissão técnica responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Divinópolis: Adelmo Coelho Saldanha (engenheiro civil), Cleiton José de Sousa (agente de trânsito), Consuelo dos Santos Toledo (educadora de trânsito), Délcio Marques do Carmo Júnior (arquiteto), Flávia Maria Mourão (gerente de Interface Jurídica), Jader Silva de Sousa (fiscal de transportes), Katiuscia Freitas Dimas (assessora de monitoramento de mídias sociais), Mirian Cristina Araújo (socióloga), Rodrigo Amaral Ferreira (arquiteto), Ronaldo Alves dos Reis (fiscal de transportes), Sandro Amaral Nogueira (educador) e Sandra dos Santos Passos (gerente de marketing).