22 MAR 2019
Equipe ESF Primavera passa por acompanhamento psicológico

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclarece a ameaça de morte sofrida por um servidor, em 20 de março, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera. Equipe da unidade passa por acompanhamento psicológico.

Um usuário da área de abrangência da equipe do ESF foi vítima de acidente de trabalho com queimadura no pé por alumínio líquido, em 18 de março. O paciente foi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu todos os cuidados médicos.

No atendimento, foi-lhe entregue um atestado do dia, apesar de ser notório que o trabalhador não conseguiria retornar as suas atividades laborais tão cedo, tendo em vista não haver possibilidade de usar calçado apropriado para o tipo de atividade. Então, foi orientado pelo profissional da UPA a procurar sua unidade de referência, ESF Primavera. Chegando à unidade, o usuário foi atendido, e curativo nele realizou-se com coberturas e medicamentos indicados para casa. Em seguida, recebeu um atestado de comparecimento; no entanto, a empresa não o aceitou. Diante da recusa da empresa, retornou à unidade com a demanda do atestado.

Diante da demanda apresentada pelo usuário, a equipe prontamente solicitou consulta médica na unidade mais próxima. Ao orientar o usuário que sua consulta seria realizada por outro médico, em outra unidade, o homem não o aceitou e, muito alterado, rasgou e jogou o prontuário no profissional. O usuário fez ameaça de morte e, ainda, proferiu palavras de baixo calão, desrespeitando as servidoras.

A equipe de saúde e o enfermeiro foram até um posto policial e registraram o boletim de ocorrência.

A equipe, extremamente abalada, recebeu apoio da gerente do Setor Sanitário e da Diretoria de Atenção à Saúde. Nessa quinta-feira (21/03), os profissionais encontraram-se sem condições emocionais e psicológicas de retornar de imediato ao trabalho. A equipe retoma suas atividades normais a partir de segunda-feira (25/03). A equipe trabalha internamente nesta sexta-feira (22/03) recebendo apoio emocional com profissional capacitado nas dependências do Serviço de Atendimento Especializado a Saúde (Sies).