12 MAR 2019
Audiência Pública apresenta diagnóstico após mobilização social

A Prefeitura de Divinópolis realizou na noite desta segunda-feira (11/03), a segunda audiência pública para tratar da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob Divinópolis). O encontro tratou da apresentação diagnóstica dos aspectos da mobilidade Urbana levantados pela comissão técnica.

Os dados apresentados foram levantados através de diversas metodologias como análise da legislação atual local; 12 reuniões setoriais realizadas de 21 a 25 de janeiro; mobilização social; aplicação de centenas de questionários/formulários junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades escolares, e instituições diversas; entrevistas; pesquisa no site e no aplicativo da Prefeitura de Divinópolis; redes sociais, transporte coletivo e outros.

Os dados completos apresentados na audiência pública serão disponibilizados de forma integral no site da Prefeitura de Divinópolis. A reunião contou com a participação dos vereadores Renato Ferreira e Josafá, representantes da Associação de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambacord) e líderes comunitários, Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Associação Divinopolitana de Ciclismo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, e vários outros. Todos os apontamentos feitos nesta audiência confirmaram os dados, impasses e demandas apresentadas.

Foi apresentado um diagnóstico sobre obstáculos nas calçadas, com objetos e mesas que dificultam o deslocamento dos pedestres, condições das calçadas nos bairros, risco para pedestres nas vias. Em relação a este tema existe um descontentamento sobre a legislação vigente, também foi detectado o descumprimento das normas de edificação e calçadas em relação à acessibilidade e ainda a necessidade de uma fiscalização mais intensiva e punitiva.

Sobre Educação para o Trânsito foram apresentados os três projetos realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes: projeto Circulando, Transitando e o EducaTrânsito. Mesmo com estas ações foi demandado que os programas de Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana sejam ampliados para mais instituições de ensino, empresas e associações; além de instituir o programa como temática obrigatória nas escolas municipais.

O transporte coletivo transporta mensalmente mais de 1,6 milhão de passageiros com uma frota de 151 veículos, distribuídos em 52 linhas diametrais, 36 radiais e 11 corujões. A demanda da população sobre este tema gira em torno da adequação de rampas nos pontos para acesso de pessoas com  necessidades especiais, pavimentação dos itinerários onde ainda é de terra, faixas exclusivas nos principais corredores de ônibus, alargamentos das calçadas nos pontos das ruas centrais e instalação de abrigos nos mesmos.

A apresentação também tratou do transporte escolar, mototaxi, motofrete, aeroporto, hierarquização viária, ferrovia, eixos rodoviários, rio Itapecerica, que interferem no trânsito. Foi apresentado impasse em relação a ruas estreitas, tráfego intenso em determinados locais, postos de combustíveis e o risco para o pedestre, cruzamentos ao alto potencial de acidentes, condições de acesso a bairros periféricos, uso inadequado de vias e vários outros. Levantamento mostrou que atualmente a frota de veículos em Divinópolis totaliza 141.585 veículos para uma população estimada de 235.977 habitantes e o total de acidentes de trânsito em 2018 foi de 6.683 casos, cerca de 70% com homens.

Após a realização desta segunda audiência pública, a terceira etapa é a de elaboração de propostas e diretrizes sobre os temas que englobam os modos de transportes e do trânsito local, de forma a orientar a gestão da mobilidade urbana municipal conforme o que foi identificado na etapa de diagnóstico. O objetivo desta fase é propor ações para minimizar os impactos nos deslocamentos, promovendo a inclusão social e a cidade mais democrática, respeitando sempre as peculiaridades locais. Neste ponto será realizada uma terceira audiência pública para apresentação destas propostas.

Após a realização da terceira audiência pública, será feita a consolidação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana que será transformado em projeto de lei e encaminhado para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal.