28 FEV 2019
Município espera reposição de oito profissionais do Mais Médicos

O Programa Mais Médicos do Governo Federal não preencheu as vagas em Divinópolis. Dos 18 médicos que chegaram ao município no final do ano passado, oito deixaram o programa no começo de 2019.

O município está empenhado em resolver esta situação o mais breve possível. Imediatamente entrou em contato com o setor responsável pelo programa no Governo Federal e solicitou a reposição desses médicos em todas as unidades de saúde, a resposta foi de que serão enviados, porém, sem data prevista.

Em 20 de dezembro, os profissionais participaram de palestras e encontros promovidos pela Prefeitura de Divinópolis para saber sobre o funcionamento do programa e sistemática da saúde pública.

As unidades de saúde onde há a falta de médicos são Candidés, Ermida II, Campina Verde, Nova Holanda, Niterói, Afonso Pena, Itaí, CSU, Central e Nações.

Os médicos recém formados que vieram para Divinópolis, já haviam feito provas para residência, recentemente foram aprovados e optaram, de maneira repentina, pelo desligamento do programa. Outros problemas enfrentados pelo município em decorrência deste desligamento de parte de profissionais do Mais Médicos é a super lotação na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA) e a possibilidade de perda de recursos para o município.

O programa tem como objetivo a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi iniciado em Divinópolis em março de 2014.