27 FEV 2019
Prefeitura convoca Copasa para saber sobre atraso das obras

O prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, convocou o Superintendente de Operação Centro e Oeste da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Martins de Resende Neto, para uma reunião em seu Gabinete no Centro Administrativo. O encontro foi realizado, nesta manhã de quarta-feira (27/02), com a presença do Secretário Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento Júlio Campolina, do Procurador-Geral do Município Wendel Santos e do Procurador-Geral Adjunto Bruno Torres.

O objetivo da administração foi de avaliar os motivos para os atrasos na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pará e os transtornos ocasionados pelas obras realizadas pela Copasa no perímetro urbano, com ênfase para as da Rua Pitangui.

João Martins sinalizou que os atrasos na conclusão da ETE tiveram como motivo principal uma falha na logística de entrega de materiais imprescindíveis para essa obra, principalmente dos canos importados da República Popular da China, que farão a ligação da elevatória final da rede com a ETE, que só chegaram em 28 de dezembro. Explicou que a empresa fornecedora foi objeto de procedimento administrativo por parte do Estado, com vistas à aplicação de sanções legais por causa do descumprimento dessa obrigação contratual.

O superintendente informou na reunião que os testes do sistema de tratamento de esgoto serão iniciados e finalizados em março, sendo que o funcionamento da ETE será em seguida, caso os testes sejam positivos, proporcionando um gradativo aumento do tratamento dos resíduos.

O representante da Copasa atribuiu os transtornos na Rua Pitangui a uma sequência incomum de contratempos, causados pela concentração no trecho de água proveniente de manancial, grande quantidade de areia e a existência de rocha numa extensão considerável. Prometeu a intensificação dos trabalhos na região.

João Martins informou, ainda, que na sexta-feira passada (22/02) a Copasa se reuniu com representantes da empresa Artec, responsável pelas obras da rede de esgoto, com vistas a estabelecer um cronograma para a realização da recomposição das vias danificadas nos trechos urbanos que estão passando por intervenção.

Quanto às obras da Copasa no Bairro Copacabana, o Superintendente apresentou novo Plano de Trabalho com vistas à imediata renovação do programa de reembolso dos gastos suportados pelo Município de Divinópolis.

Ao final, o prefeito determinou o repasse de informações à Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), a fim de que sejam averiguados os dados técnicos mencionados pela Copasa e a procedência ou não das justificativas por ela apresentadas na reunião.